Minidoc mostra história e missão do Maracastelo

Minidoc mostra história e missão do Maracastelo

Eventos - 12, maio, 2020

 

Um coletivo cultural hoje reconhecido pelo trabalho de disseminação das artes populares brasileiras e afro, Maracastelo também se destaca pela ação social junto a comunidades socialmente vulneráveis em João Pessoa.

Nesta quarta-feira (13), será lançado o minidoc ‘Maracastelo Chegou’, que resume a trajetória do coletivo de Maracatu de baque virado, que nasceu no bairro Castelo Branco, e se transformou em Ponto de Cultura premiado pelo Ministério da Cultura.

Depois do documentário será exibido o videoclipe da toada ‘Maracastelo Chegou’. Com esse som, o público será guiado até a casa de 26 dos 70 integrantes do grupo. O lançamento do doc será exibido pelo canal no YouTube da @funescgovpb.

Ângela Gaeta é fundadora do grupo, professora e ativista cultural

Esses membros cantarão e dançarão o Maracatu e levarão mensagem de cuidado e amor, alertando para a importância do isolamento social e da consciência coletiva em tempos de pandemia.

O Coletivo Maracastelo desenvolve ações de difusão e valorização das expressões culturais tradicionais brasileiras e afro-brasileiras através de projetos socioculturais e educacionais. A história de sua fundadora, a paulista Ângela Gaeta, e de como surgiu o grupo está bem contata em texto do site Paraíba de Fato (leia aqui).

 Serviço:

13/5 |  18h30  | live pelo canal @funescgovpb

(José Carlos dos Anjos Wallach)