Moreira Filho, a usina de ‘forró pé de serra’ da Paraíba

Moreira Filho, a usina de ‘forró pé de serra’ da Paraíba

Música - 8, maio, 2021

Jovem talento paraibano que procura explorar a sua natural nuance vocal com o objetivo de expandir a cultura e a arte nordestina. Nascido em Itaporanga, no alto sertão da Paraíba, a sua criatividade e a musicalidade são elementos que dão origem a um projeto sólido e autêntico influenciado por grandes profissionais da música e por nossas manifestações culturais.

Tal intenção tem levado o jovem músico a construir, degrau por degrau, sua jornada marcada por um trabalho intenso de pesquisa, e busca de referências, o que o faz descortinar a beleza e a riqueza de nossos grandes mestres. Sua atuação no palco faz renascer o tradicional forró pé-de-serra, pura poesia e som, sensibilizando um público de diferentes classes e gerações. O jovem acrescenta um toque pessoal de alegria,  simpatia e irreverência ao seus trabalhos.

Moreira Filho nasceu no dia 15 de janeiro de 1984 em Itaporanga na região do Vale do Piancó, alto sertão da Paraíba, onde morou até os 18 anos de idade. No ano de 2006 se mudou para a cidade de Campina Grande, aonde começou sua carreira musical profissional.

Moreira Filho tomou gosto na música altamente influencida pela poética do solo seco, do clima e da vegetação árida do sertão Nordestino. Desde criança escutava através do rádio as canções de nomes consagrados da música nordestina como Luiz Gonzaga, Marines e Jackson do pandeiro.

Sua primeira experiência musical veio em 2007, na cidade de Campina Grande, cantando no conjunto musical de nome “Rabo de Cuia”, formado por um grupo de jovens universitários; Contudo, Moreira Filho continuou a cantar sozinho os ritmos regionais como baião, maracatu, xote, frevo, caboclinhos, forrós e toadas popularizadas por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Jacinto Silva e Marines e sua gente que foi sua madrinha orientadora musical.

Em quase 10 anos de carreira solo, ele sempre procurou preservar o forró pé de serra e enxerga nas tradições da região fonte de inspiração para suas composições. Quem vê Moreira Filho se apresentando em casas de espetáculos pelo Nordeste vê como algo novo, e que resgata o que de melhor foi feito na música popular do Nordeste brasileiro, com novos arranjos e interpretações próprias; é conhecido pela performance eletrizante no palco.

Já tem vários CDs lançados todos voltados ao forro pé de serra , valorizando e fortalecendo nossa cultura. Moreira Filho Já dividiu palco com grandes artistas. Sua juventude expressa o que há de melhor no forró pé de serra.

Moreira filho já compôs mais de 100 músicas gravadas por alguns nome já conhecidos da música nordestinas como Alcymar Monteiro, Os 3 do Nordeste, Ton Oliveira, Amazam e mais de 20 trios de forró, além de mais de 40 intérpretes da música regional que cantam o Nordeste brasileiro.

Com 6 álbuns lançados no mercado fonográfico todos produzidos com amor, dedicação e profissionalismo e voltados a nossa cultura nordestina, Peço um espaço para me colocar no lugar merecido por aqueles que tem compromisso com o povo.

Em 2021 lançamento do meu mais novo trabalho autoral intitulado ‘Eu Falei pra você’.

(Texto de assessoria)