logo

Início > Teatro >

Mostra de teatro trará José Celso Martinez a João Pessoa

18 de agosto de 2017 Foto: Reprodução web



 

O dramaturgo José Celso Martinez Corrêa será o grande convidados da Mostra de Artes Teatrais Integradas (Marte), que será realizada em João Pessoa em outubro. A programação do evento terá 10 espetáculos, sendo seis da Paraíba.

Aos 80 anos, o paulistano é um dos mestres do teatro brasileiro e participará da programação com o espetáculo ‘Aula-Magna’, que conta sua trajetória e memória artística de forma espontânea e sem roteiro. “O forte de seu trabalho é o espírito dionisíaco do teatro, a festa, a cerimônia, além da provocação filosófica e artística”, explica Nilton Santos, curador e membro do comitê de organização da Marte.

Em 1958, Zé Celso iniciou o movimento-companhia teatral Oficina ao lado de grandes nomes como Renato Borghi, Fauzi Arap, Amir Haddad e Ron Daniels. Mas foi em 1967, com o espetáculo ‘O Rei da Vela’, que sua carreira despontou e colocou o nome de Zé Celso como um dos catalisadores do Tropicalismo.

Na sua extensa lista de participações no teatro – como ator e diretor -, há peças como ‘Pequenos Burgueses’ (1963), ‘Na Selva das Cidades’ (1969), ‘Ham-let’ (1993) e ‘Os Sertões’ (2005).

A Marte

Teatro, dança, oficinas, contação de histórias e performances integram a programação da mostra, que será realizada pela Associação de Atores Dupla Face de Teatro com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Com espetáculos em teatros, escolas ou nas ruas da cidade, a Marte é um evento que busca a democratização e valorização das artes teatrais levando-as a todas as esferas da sociedade, afirmam os organizadores.

A mostra será dividida em cinco módulos:

  • Teatro para a Infância e Juventude, com apresentações no Parque da Lagoa, com ações voltadas para a contação de histórias, teatro, doações de livros, ações lúdicas e ecológicas
  • Teatro Adulto, com espetáculos variados, teatro, teatro-dança ou performance
  • Teatro na Escola, com ações de contação de histórias ou teatro de bonecos em dez escolas públicas de João Pessoa
  • Módulo Saberes da Arte, feita de ações de formação com oficinas e intercâmbio entre os grupos
  • Módulo Ciclo de Debates, composto por três temas (Gêneros Dramáticos e Hibridismos Teatrais; Formação de Plateias: Pedagogia do espectador; e Novos Rumos do Teatro para a Infância e Juventude)

Os espetáculos

‘A invenção do Nordeste’ – Grupo Carmin (RN)

‘História/Container’, ‘Etéreo’ e ‘(Eu)Fêmea’ – Coletivo Independente Dependente de Artistas (RN)

Coreografia ‘Anarthas’ – Nalini Cia. de Dança (GO)

‘Comédia com farinha’ – Quem Tem Boca é Pra Gritar (PB)

‘Alegria de náufragos’ – Ser Tão Teatro (PB)

‘No mundo da rua’ – Corpos de Saias (PB)

‘Troca-se histórias por brincadeiras’ – Arretado Produções Artísticas (PB)

‘Baile muderno’ – Cia Fuá de Terreiro (PB)

‘Clownssicos – Uma velha história de amor’ – Cia Clownssicos (PB)

Espaço acadêmico

Simultaneamente, acontece a Marte Universitária, que tem como objetivo a difusão da produção acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação em Teatro e artes em geral. A mostra é feita das seguintes categorias: Apresentações de Pesquisas; Apresentações/demonstrações Artísticas/Performance Art, Oficinas de processos criativos e treinamento do ator; e publicação de artigos/Revista Marte Universitária.

Serviço:

Mostra de Artes Teatrais Integradas

7 a 14/10  |  João Pessoa – PB

Entrada gratuita

 

(Da Redação, com informações dos promotores do evento)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo