Música, selo e edital marcam 15 anos da Usina Cultural

Música, selo e edital marcam 15 anos da Usina Cultural

Eventos - 10, setembro, 2018

 

Há 15 anos, o que era uma usina de energia elétrica transformou-se numa usina de arte e cultura. A empresa Energisa, que adquiriu a antiga estatal paraibana Saelpa, transformou as instalações da antiga Estação Cruz do Peixe – na confluência da Avenida Epitácio Pessoa com a rua João Bernardo de Albuquerque – na Usina Cultural Energisa, um dos espaços mais movimentados no incentivo à cultura local e nacional, em João Pessoa.

Nesta terça-feira (11), a usina promove um evento para convidados onde marcará seu debute. As comemorações, na verdade, começaram em agosto, com a exposição ‘ On the road’, mas para a noite desta terça estão reservadas mais atividades na Sala Vladimir Carvalho, a partir das 20h.

A cantora paraibana Natália Bellar vai conduzir a programação e também mostrar seu trabalho em apresentação no estilo voz e violão.

Nathalia Bellar vai comandar a noite de comemorações

A programação

Entre os destaques do evento, estão o lançamento do selo comemorativo dos Correios ‘Usina Cultural 15 anos’; apresentação da grife de produtos com marca do local, com desfile; e os lançamentos dos editais de ocupação da Galeria de Arte 2018-2020 e do Concurso de Redação 2018 do Natal na Usina. Haverá ainda a entrega de uma tela de 1,80m por 90cm, criada pelo artista local Giga Brow com inspiração na Usina.

A Usina Cultural

É um conjunto de edificações em estilo neoclássico simplificado, inspirado nos galpões industriais ingleses do fim do século 19. Ele foi erguido para ser a sede da primeira empresa de eletricidade da Paraíba.

Hoje, esse prédio abriga a Galeria de Arte da Usina, o Café da Usina e a sala digital Vladimir Carvalho. Já o segundo prédio, que acomoda o Espaço Energia, a Lojinha da Usina, a sala Alexandre Filho e a administração, foi construído onde funcionavam uma estação de bondes de tração animal e uma oficina para manutenção de veículos e caldeiras.

 

(Da Redação, com informações da assessoria da Energisa)