Músicos abrem em Campina movimento em defesa do forró

Músicos abrem em Campina movimento em defesa do forró

Eventos - 21, setembro, 2017

 

Os ritmos, as danças e todas as demais matrizes do que o Nordeste conceitua como forró precisam chegar urgentemente à escola, assim como a mídia tem que compreender esse universo e toda sua amplitude cultural. Disso depende o futuro do ritmo, segundo Joana Alves da Silva, coordenadora do Fórum Nacional Forró de Raiz, que será uma das palestrantes no #SOSForró, um fórum permanente que será inaugurado hoje por artistas de Campina Grande e região.

Joana, do Fórum Nacional, será palestrante no #SOSForró

Joana, que milita há alguns anos na luta pela salvaguarda das matrizes forrozeiras, afirma que, além do aspecto didático (disseminação do conhecimento nas escolas, universidades, bibliotecas, etc), a mobilização em torno da preservação do forró precisa de ação rápida no mercado da música para que o ritmo nordestino não perca mais espaços.

“O ritmo, as danças, a música e tudo o que diz respeito ao forró têm que manter seu espaço”, diz Joana. Em sua palestra de hoje em Campina Grande, ela vai abordar o tema ‘Forró: sustentabilidade e futuro’.

Joana Alves avalia que o #SOSForró, assim como outros eventos que têm mobilizado artistas e a sociedade em geral, são importantes nessa atual discussão da cultura nordestina.

Ela lembra que nos dias 20, 21 e 22 de novembro, em João Pessoa, será realizado o Fórum Nacional do Forró, reunindo artistas e instituições. Será mais um passo importante, segundo a ativista, que viu em 2015, também em João Pessoa, ser formatada a ‘Carta de Diretrizes para Instrução técnica do Registro de Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil’, encaminhada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O direito autoral

Outra palestra no SOSForró será a do advogado José Alves Cardoso, que abordará o tema ‘Direitos autorais’. “Esse direito está na Constituição, mas é muito desrespeitado”, afirma. “Cantar, todo mundo canta, bem ou mal. Mas compor é para poucos. E muitos usam obras de outros sem pagar esses direitos”, analisa.

Na exposição que fará esta tarde no fórum, José Alves Cardoso mostrará o atual cenário na Paraíba e no Brasil e dará esclarecimentos sobre como funciona o escritório de arrecadação de direitos autorais, que hoje é formado por sete associações de artistas em todo o país.

Cartilha

A outra palestra, que abordará o mercado do forró no exterior, será do músico e pesquisador Sandrinho Dupan. Ele também vai coordenar os debates e lançar a cartilha ‘O que é forró?’, que escreveu em conjunto com o também pesquisador Ivan Dias.

Na mesa do #SOSForró estarão o coordenador do Fórum, o músico e compositor Geovane Júnior, o radialista Edson Daniel Ramos, Rangel Júnior (reitor da UEPB) e Noemi Sousa Leão (da Rádio Correio FM). O cerimonialista será o também radialista Oscar Neto, que faz o personagem Coroné Grilo.

Os artistas e o público serão recepcionados pelo casal de cangaceiros Quirino Lampião e Célia Maria Bonita.

Programação:

15h – ‘Direitos autorais’ – advogado José Alves Cardoso (Ecad)

15h40 – ‘Forró: sustentabilidade e futuro’ – Joana Alves da Silva (coordenadora do Fórum Nacional Forró de Raiz)

16h20 – ‘O mercado do forró no exterior’ – Sandrinho Dupan (músico e produtor cultural)

17h – lançamento da cartilha ‘ O que é forró?’

Editoria de Cultura do Jornal Correio da Paraíba traz, na edição desta sexta-feira (22) mais uma matéria sobre o movimento dos músicos campinenses

As atrações do show coletivo – Início às 19h

Os 3 do Nordeste

Geovane Jr.

João Gonçalves

Inaudete Amorim

Gitana Pimentel

Leon Lima

Roninho do Acordeon

Os anselmos

Jodemar do Acordeon

Edgley Miguel

Massilon Gonzaga

Jota Gomes

Dilsinho Medeiros

Zé Nobre

João Oliveira

Érica Alves

Abdias do Acordeon

Cinthya Renalle

João Ribeiro

Aracílio Araújo

Serviço:

Fórum #SOSForró

22/9 – 15h | Saloon Bar – R. Luiz de Melo, 250 – Prata | Campina Grande-PB | Ingressos: R$ 20 (debates, show e camisa do evento) e R$ 10 (só para assistir as palestras e ao show coletivo) | Fone: (83) 98702-2812

 

(José Carlos dos Anjos Wallach)