‘Musicou’ chega a Pedra Lavrada com cursos de música gratuitos

‘Musicou’ chega a Pedra Lavrada com cursos de música gratuitos

Música - 19, abril, 2023

Presente na região Nordeste há pouco mais de um ano, o projeto Musicou, programa de educação musical que oferece aulas de música gratuitas para crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos em todo o Brasil, inaugura, a partir do dia 25 de abril, o núcleo Musicou Pedra Lavrada (PB).

Ao todo, são 155 vagas disponíveis para matrículas nas oficinas inaugurais de canto coral, iniciação musical, violão e percussão, todas voltadas para o público iniciante e sem conhecimento musical prévio. Nos meses de maio e junho, serão oferecidas 155 vagas para as oficinas bimestrais de iniciação musical, canto coral, violão e percussão.

Como se inscrever

As pessoas interessadas devem se apresentar presencialmente no núcleo Musicou Pedra Lavrada, que fica na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Estudante Heliomar Cordeiro de Souza, s/n – Centro.

Não há exigência de conhecimento prévio de música e nem de instrumento musical. Antes da efetivação da matrícula ainda é possível agendar uma aula experimental. As aulas são coletivas, realizadas no formato presencial, e acontecem no contraturno escolar, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h.

Experiência

Apesar de novo na cidade de Pedra Lavrada, o Musicou já nasce com sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois trata-se de um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura.

A Sustenidos é responsável pela gestão do Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo, além do projeto especial MOVE, e os festivais Ethno Brazil e Big Bang.

“O objetivo da Sustenidos é levar a nossa experiência cultural, educacional e social para outros lugares fora de São Paulo, e continuar mostrando que a música é um poderoso instrumento de identidade, inclusão e transformação”, conta Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.

Núcleos

Além de Pedra Lavrada, outras cidades que também receberam o projeto Musicou recentemente foram Olinda/PE, Recife/PE, Quixadá/CE, Quixeramobim/CE, Euclides da Cunha Paulista/SP, Paulínia/SP e Santa Mariana/PR. Em abril, novos núcleos serão inaugurados nas cidades de Arinos/MG, Nova Palmeira/PB, São Vicente do Seridó/PB e Picuí/PB.

Conheça todos os Núcleos Musicou no link

A realização do Musicou é feita de forma compartilhada. A Sustenidos entra com a expertise, os profissionais, equipamentos, materiais didáticos e atuação nas áreas administrativa e educacional. E o parceiro, poder público ou privado, fica responsável pelo local (espaço e manutenção).

Os Núcleos Musicou Andirá/PR, Euclides da Cunha Paulista/SP, Porecatu/PR, Santa Mariana/PR, Três Lagoas/MS, Arinos/MG, Nova Palmeira/PB, Pedra Lavrada/PB, Picuí/PB e São Vicente do Seridó/PB são patrocinados pela CTG Brasil.

Musicou

Núcleo de Pedra Lavrada

Endereço:  Secretaria de Assistência Social – Rua Estudante Heliomar Cordeiro de Souza, s/n – Centro

Dias e horários do núcleo: 2ª a 6ª, das 07h30 às 11h30

Dias e horários das aulas: 2ª e 4ª, das 8h às 11h

Patrocinador: CTG Brasil

Parceria: Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada

Sustenidos

É uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Big Bangl. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro.

Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas.

As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

(Texto e fotos da assessoria de imprensa do projeto)