Nas plataformas, já está ‘Fuloressendo’

Nas plataformas, já está ‘Fuloressendo’

Música - 5, março, 2022

Quem gosta de boa música ganhou neste sábado um presente com inconfundível sotaque nordestino. O grupo Fulô Mimosa espalhou nas plataformas online o seu ‘Fuloressendo’, que tem a participação gente de peso – Chico César, Jarbas Mariz, Flávio José, Santanna, Deda Silva, Maestro Chiquito e outros. Alguns deles, inclusive fizeram chamadas nas redes sociais divulgando o lançamento.

São dez músicas, que contam com produção artística e musical do Maestro Chiquito, um nome presente em boa parte das boas produções paraibanas.

Ouça aqui

‘Fuloressendo’

FULÔ MIMOSA

(Maestro Chiquito)

FULUTIADO – part. especial Chico César

(Chico César/Jarbas Mariz)

BEM DITO SOIS – part. especial Flávio José

(Maestro Chiquito/Marcelo Piancó)

O CANTO DE TAMBIÁ

(Livardo Alves)

SÃO JOÃO NA BARRA

(Maestro Chiquito/ Beranger Araújo)

A MORADA DO FORRÓ – part. especial Deda Silva

(Maestro Chiquito/Newton Marinho)

ATIÇANDO A BRASA – part. especial Santanna O cantador

(Maestro Chiquito/Marcelo Piancó)

ELA ME ENSINOU A COMER FLORES

(Humberto de Almeida/Gil de Rosa)

MULHER PARAIBANA

(Thay Fernandes/Maestro Chiquito)

COCO DE MANÉ DE BIA

(Maestro Chiquito)

O grupo

Criado em julho de 2016, Fulô Mimosa entra para seu sexto ano de carreira, formado em sua maioria por mulheres à exceção do Maestro Chiquito. O segundo sanfoneiro, Radson Michell está como apoio.

A proposta do grupo é simples: “…espalhar pelo mundo o que há de melhor na nossa cena cultural”.

Para “…abrir a porteiras do Sertão, Cariri, Brejo e Agreste, para que todos desfrutem…”, o grupo do som que considera o mais autêntico para atingir esse objetivo: forró de raiz, aboio, emboladas, cantorias romarias e outras manifestações musicais de populares da região.

Luíza Rosas (flauta/flautim)

Natural de João Pessoa/PB, flautista e música de coração. É flautista e aspirante a cantora. Formação acadêmica; Curso Superior de Bacharelado em Música na Universidade Federal da Paraíba(UFPB) com habilitação em Flauta Transversal (2018). Atualmente é integrante da Banda 5 de Agosto da Prefeitura de João Pessoa como flautista e do grupo Fulô Mimosa.

Naomi Barroso (cavaquinho)

Nasceu em João Pessoa/PB. Formação acadêmica; Licenciatura em Música – Habilitação em Violão Erudito. Experiência profissional; Orquestra Armorial Ariano Suassuna, instrumentista; cavaquinho,(2015/2017). Orquestra de Violões da Paraíba, instrumentista; violão, (2017-atuante). Fulô Mimosa, instrumentista; cavaquinho e cantora, (2017-atuante). Teve seu primeiro contato com a música aos seis anos, através do violino em aulas na escola em que estudava. Ao decorrer do tempo, teve oportunidade de conhecer e praticar outros instrumentos, como a flauta doce, bateria, violoncelo, violão popular e o canto coral. Em 2015, ingressou na Orquestra Armorial Ariano Suassuna, do Colégio Marista PIO X, tocando cavaquinho. O objetivo principal do projeto é dar visibilidade a música nordestina e armorial. Nele, pôde aprender sobre história da música, teoria musical e prática instrumental. A partir dessa vivência, demonstrou interesse em prestar vestibular para o curso de Licenciatura em Música da UFPB, onde cursa hoje a habilitação em Violão Erudito. Antes mesmo de ingressar no curso, em 2017, passou a integrar a Orquestra de Violões da Paraíba, tocando violão. Paralelo a isso, integra o grupo de forró de raiz Fulô Mimosa, como cavaquinista e cantora. Atualmente, vem se dedicando ao estudo dos dois instrumentos, cavaquinho e violão, tanto na universidade quanto na vivência dos grupos artísticos em que faz parte.

Ingrid Simplício (violão)

Pessoense por nascimento e coração, é música, baixista e aspirante a violonista/cantora. Formada pelo Curso Sequencial em Música Popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com habilitação em Baixo Elétrico em 2017. Atualmente, integra o grupo de câmara UFPBass (quarteto de baixos), Corda Bamba, Ladie’s Groove, Baque Mulher – JP e Fulô Mimosa, nesse último tocando violão e cantando.

Harue Tanaka (sanfona 1)

Paulistana por nascimento e pessoense (João Pessoa) por adoção. É música, pianista acompanhadora e professora/educadora do Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba(UFPB). Onde se graduou em piano e tornou-se especialista e mestra. Concluiu sua Especialização em Artes (1999), com a monografia “O Cavalo-marinho do Bairro dos Novais”; Mestre em Educação (2003), com a dissertação intitulada “Escola de Samba Malandros do Morro: um espaço de educação popular musical” que ensejou a publicação de seu primeiro livro “Diário de uma ritmista aprendiz” (2009); concluiu o doutorado em Educação Musical (2003), na Universidade Federal da Bahia; participou como bolsista do Programa de Doutorado com estágio no exterior (Doutorado sanduíche) pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) na Escola Superior de Música. Como musicista atuou desde cedo em diversos grupos de música de câmera, orquestras e como solista foi regida pelos maestros (Eleazar de Carvalho e Aylton Escobar (1985). Uma das fundadoras do grupo musical as Bastianas( pioneiro na formação exclusiva de mulheres, 1999). Além da docência desde 1993e de instrumentista, vem se dedicando também à pesquisa, concentrando seus estudos, principalmente, no que se refere às áreas da Educação Musical, Etnomusicologia e áreas afins.

Priscilla Fernandes (zabumba)

Formada no Curso Sequencial de Música Popular com habilitação em Percussão na UFPB(2014). Iniciou seus estudos de música (percussão) na Escola de Música Anthenor Navarro(2002) com a professora Wênia Xavier. Foi aluna também do professor Chiquinho Mino na UFPB (2004). Participou de oficinas de percussão com professor Antônio Barreto (PE–11/2003) e Fernanda Vieira (SP–10/2004). Participou de master class com César Traldi (SP-06/2004) e Éder “o Rocha” (PE–03/2005), workshop com Lanlan (BA–01/2004), Léo Barbosa (DF–10/2012). Participação do I Seminário de Canto e Coral Infantil, ministrado pelo maestro Henry Leck (USA – 05/2012). Como percussionista erudito participou do Grupo Percussons do período (2004 a 2006), da Orquestra Juvenil da UFPB e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba(2005) da Banda Sinfônica José Siqueira em 2006. Já na área popular participou como percussionista da encenação Mistérios da Paixão em 2005. Foi integrante da banda As Bastianas (2005 a 2009), participando da gravação do 2º CD (Colcha de Retalhos). Foi integrante da banda Anexo, onde participou da gravação do 1º CD da banda (2011). Em 2012 atuou como professora de educação musical dos Centros de Referência de Educação Infantil (CREIS) da Prefeitura de João Contato Email-rosannagarden@hotmail.com Celular-(83) 988413290 Pessoa. Ainda em 2012, gravou o segundo albúm da Banda Macumbia intitulado Carne Latina. Em 2013 fez participação no segundo CD “Pulsa” da banda Baluarte, e participação do CD Gravina (projeto realizado por professores e alunos do curso Sequencial da UFPB). Atualmente faz parte do Grupo Fulô Mimosa, Grupo As Calungas, Trio Anunciação, Banda Macumbia e Vó Mera e suas Netinhas.

Thay Fernandes (triângulo)

É música natural de Catolé do Rocha-PB. Iniciou seus estudos musicais em 2013 ao ingressar no curso Sequencial em Música Popular na UFPB, no qual se formou em 2015. Logo ingressou no curso de Licenciatura em Música (habilitação canto) na mesma instituição, passando a atuar, também como professora no ensino infantil em escolas especializadas. É fundadora do grupo Fulô Mimosa juntamente com o maestro Chiquito.

Naíma Vilôr (agogô)

Formação acadêmica: Graduada em Biblioteconomia pela UFPB em 2013. Formação artística e musical; Integrante do Fulô Mimosa – 2017. Cantora, na Orquestra Sanhauá, 2011 – 2018. Cantora, na Orquestra Metalúrgica Filipéia, 2007 – 2018. Cantora, licenciada pela Ordem dos Músicos do Brasil OMB – 2007. Participação como backing vocal no Show dos Artistas Antônio Barros e Cecéu – São João de 2014. Participação em CD´s; Marcelo Vilôr, Música: Estrela Reluzente 2015; Roberto Araújo Passarada, 2013; Maestro Vilô 40 anos de Frevo, Música: Passo sem Passo, 2006; Projeto dos Hinos dos CREIS e das Escolas de ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de João Pessoa; – Gravação do Hino do Alto Esporte 2007; Fez curso de extensão Musical com ênfase em Canto e Coral no Departamento de Musica da Universidade federal da Paraíba – (Demus UFPB) 1996-2010.

Maestro Chiquito (direção artística e musical)

Francisco Fernandes Filho, Chiquito é natural de Santa Luzia, cidade do seridó paraibano, nascido no ano de 1953. O jovem músico teve uma infância embalada por ricos códigos culturais populares. Além disso, a sua cidade tinha a música por tradição, que influenciou decisivamente na formação de músicos na região. Em sua ludicidade infantil, Chiquito encontrava o ápice da alegria na presença dos circos que visitavam sua cidade. Fundou bandas de músicas em colégios e participou de bandas de baile, além de integrar a tradicional Banda 23 de Maio de Santa Luzia, onde aprendeu as primeiras notas musicais com o maestro Ernani da Veiga. Em 1981, ainda jovem, mudou-se para João Pessoa, com o objetivo de cursar o bacharelado em música, na Universidade Federal da Paraíba em trompete (Piston) com o professor Gerard Hostein. Atualmente reside em João Pessoa, tocou na Banda 5 de agosto e na Orquestra Sinfônica da Paraíba, mantendo-se vinculado a essa segunda até os dias de hoje. Em 1984, fundou um dos maiores equipamentos culturais da Paraíba, a Metalúrgica Filipéia, no formato Big Band. Chiquito destacou-se ainda como arranjador, produzindo uma gama de materiais, graças a reconhecida criatividade que ainda hoje levam a sua marca, sobretudo nas festividades carnavalescas e juninas, criando arranjos para frevos, forrós e outros ritmos regionais. Também participou da fundação de vários grupos na Paraíba Clã Brasil, Orquestra PB-JAZZ, Orquestra Contato Email-rosannagarden@hotmail.com Celular-(83) 988413290 Sanfônica do Cariri, Orquestra Toque de Vida, Charanga Baraúna, Conjunto os Gênios. Hoje o Maestro é coordenador do Coro Sinfônico da Paraíba e sua criação mais recente é o grupo FULÔ MIMOSA. O maestro Chiquito tem sua trajetória contada no livro-reportagem “Maestro Chiquito: O Metalúrgico dos Sons”, escrito pelo jornalista e compositor Adeildo Vieira, como trabalho final do mestrado em jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba. Este trabalho está disponível no formato e-book, produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, e editorado pelo LAJE-Laboratório de Jornalismo e Editoração-UFPB. Para ler o livro, basta acessar: https://goo.gl/HRffNO.

Sanfona de apoio / Radson Michell

Formação Acadêmica; Cursando Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), habilitação Acordeon. Experiência profissional; Professor de música (instrumento: acordeom), na Escola de música Musical Center (2015). Experiência musical com diversos conjuntos de música; Grupo Genética (2008/2012); Quadrilha Flor de Mandacaru (2011/2013); Trio Anunciação (2012); Forró Mambembe (2014/2018); Na corda bamba (2015/2017); Fulô Mimosa (05/2018).

(José Carlos dos Anjos Wallach, com informações do grupo + fotos: divulgação)