Nézia aborda cena cultural no ‘Macacos Me Mordam’

Nézia aborda cena cultural no ‘Macacos Me Mordam’

Eventos - 6, novembro, 2018

 

O ‘Macacos Me Mordam – Ao Vivo!’ desta sexta-feira (9) terá a jornalista Nézia Gomes, presidenta da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. A partir das 15h, ela participará de uma conversa sobre a cena cultural paraibana e também sobre sua trajetória profissional. O papo é conduzido por Pedro Osmar.

O projeto acontece no Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira (com capacidade para 30 lugares). A entrada é gratuita. Conforme Pedro Osmar, o ‘Macacos Me Mordam – Ao Vivo!’ é um espaço para o debate a respeito da contemporânea produção artística da Paraíba.

Nézia Gomes, jornalista, tem forte relação com os movimentos sociais na Paraíba e, claro, também com a cena cultural de nosso Estado. Desde o início dos anos 2000, contribuiu com a luta do movimento feminista e também do Movimento dos Sem-Terra (MST). O ativismo social levou Nézia ao contato com o ativismo cultural.

“Meus primeiros contatos com a cena foram através de cantores e compositores que tinham proximidade com os movimentos sociais, como Adeildo Vieira e Gláucia Lima”, disse Nézia, que não somente acompanha a produção artística local como também exercita a permanente atividade de produção, através das dezenas de projetos da Funesc.

Ela já ocupou o cargo de secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de João Pessoa. Iniciou sua trajetória profissional e militância no movimento de mulheres, integrando a equipe da ONG Feminista Centro da Mulher 8 de Março e na Marcha Mundial de Mulheres.

Em 2005, foi convidada para assumir a Assessoria de Comunicação da então Coordenadoria das Mulheres do município, onde desenvolveu junto à equipe, várias campanhas institucionais de valorização à mulher. Ela também ocupou a Secretaria Executiva de Comunicação do Estado e foi secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana.

Em seguida, migrou para a vice-presidência da Fundação Espaço Cultural, onde foi coautora de novos projetos de fortalecimento da cultura popular, como o Cambada e o Interatos. Em 2016, foi nomeada como nova presidenta da Funesc, substituindo Márcia Lucena (atual prefeita da cidade de Conde).

O Programa de estreia do projeto Macacos Me Mordam foi no dia 16 de junho do ano passado, no Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira (com capacidade para 30 lugares). Já passaram pelo projeto Macacos Me Mordam os seguintes nomes: Milton Dornellas, Escurinho, José Enoch, Jessé Jel, Dida Fialho, Paulo Ró, Piedade Farias, Jessé Jel, Arthur Pessoa, Archidy Picado Filho, Jãmarrí Nogueira, Walter Galvão e Roberto Cartaxo.

(Da assessoria da Funesc)