#novaeradorock quer manter ritmo na mente do brasileiro

#novaeradorock quer manter ritmo na mente do brasileiro

Música - 19, fevereiro, 2021

Roqueiros de todo o Brasil estão se mobilizando em torno do que mais lhe importa: a sobrevivência do rock. O movimento começou em grupos de Whatsapp e transformou-se numa campanha nacional cuja força se concentra na hashtag #novaeradorock.

Na Paraíba, o principal articulador e entusiasta do movimento é o músico e doutor em engenharia civil Paulo Sérgio Oliveira de Carvalho, roqueiro de carteirinha e um dos nomes que têm alcançado grande notoriedade nas plataformas de conteúdo musical que povoam a internet.

PS está há duas semanas no todo de uma dessas plataformas, sugerido como consumo na aba pop rock. E tem festejado muito: “Cara é simplesmente fantástico isso. Todo dia é uma coisa nova. Os caras chegaram a me enviar uma comunicação pra dizer que estou no destaque”, comemorava há alguns quando falava com o Festar pelo Whatsapp – claro, em tempo de pandemia, o melhor é fazer entrevista via internet.

“O rock continua perdendo espaço”

Formação e paixão de Paulo merecem uma conversa dedicada, mas esse não foi o papo dessa vez. Na entrevista com envio de perguntas e recebimento de vídeos, nos concentramos no rock e na campanha que pretende manter o ritmo na mente dos brasileiros.

PS avalia que o rock continua perdendo espaço no Brasil e por isso precisa reavaliar posicionamentos e convivência.

“Isso não é de hoje. O rock perde espaço para outros ritmos, porque não consegue conversar com esses formatos”, afirma.

Foram as discussões desse problema nos grupos online que acabaram por lançar a ideia da campanha Nova Era do Rock, rapidamente transformada em hashtag para dar mais efetividade à mobilização dos roqueiros.

PS defende maior coesão para alcançar maior visibilidade. E explica que a campanha se baseia em quatro pilares: “Solidariedade, humildade, respeito e ecletismo”.

Campanha usará força dos grupos online

A ação da #novaeradorock navegará sobretudo pelo oceano do WhatsApp e nas postagens no Instagram. Usando sempre a hashtag, o grupo deve crescer toda vez que algum membro postar algo.

A coisa parece estar funcionando porque, em menos de uma semana, pouco mais de 100 publicações foram marcadas com a #novaeradorock.

“Não se trata apenas de uma questão de marketing. Essa marcação concentrará todo o nosso trabalho, no Brasil inteiro”, explica PS Carvalho.

Ele informa que planilhas estão sendo montadas com nomes e contatos de bandas para a formação de um banco de dados nacional do rock.

“Isso vai mostrar o verdadeiro tamanho dessa comunidade e ainda será um instrumento util na captação de eventos”, prevê.

(Por José Carlos dos Anjos Wallach)

(*) Assista essa entrevista em vídeo aqui