O encantamento e a sensualidade das Sereias da Penha

O encantamento e a sensualidade das Sereias da Penha

Eventos - 21, novembro, 2015

sereia9

Um mergulho em um “mar” cheio de sereias, beleza, sensualidade e encantamento. Foi esta a sensação de quem viu o desfile “A Fúria da Sereia”, na noite da quinta-feira (19), e a exposição com peças de biojoias, que continua aberta até o fim do ano, na Estação Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa.

Na entrada da Estação, a sensação de estar entrando em um mar muito azul. No local, um barco de pesca e um “mar” de talento e beleza. As Sereias estavam por toda parte. No Alto, havia bolhas penduradas e sereias de todos os perfis.

Mas a exposição também mostrou que a maré não está pra peixe. E fez um alerta contra a poluição de rios e mares: muitos pneus foram colocados e transformados em pufes e mesinhas. Em cima das mesinhas de pneus, foram expostas biojoias de escamas de peixe dentro de garrafas de vidro.

As peças foram confeccionadas por mulheres simples e talentosas da Praia da Penha feitas com escamas de peixe e outros materiais recicláveis. Quando as cortinas se abriram, elas foram surgindo uma a uma… desfilando, em uma passarela azul, uma linda coleção de biojoias e roupas, criadas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Para uma plateia lotada, ‘mulheres sereias’ desfilaram beleza e sensualidade. Mas onde Ronaldo foi buscar tanta inspiração? Bem perto dali, na Praia da Penha. Foi lá que ele começou a desenvolver o trabalho com artesãs e o apoio do Sebrae e da Prefeitura de João Pessoa.

Escamas de peixes, fios de rede de pesca, fios de cobre, conchas do mar, pérolas e muito talento vestiram as sereias. O público se surpreendeu com o espetáculo de criatividade. Aplaudiu, fotografou!

Mas as ‘sereias’ mais aplaudidas foram as que encerraram o desfile: as artesãs, mulheres simples e guerreiras que ajudaram a criar e dar vida à coleção de peças, que já ganhou as passarelas do mundo.

As Sereias da Penha, como são chamadas, seduzem pelo talento e pelo desejo de vencer também fora das passarelas. Uma festa de beleza e criatividade. A exposição das sereias continua aberta ao público.

(Por Henriqueta Santiago)

Galeria 1:

[nggallery id=185 template=”sliderview”]

 

Galeria 2:

[nggallery id=186 template=”sliderview”]