O roqueiro Odair José surpreendeu alguns na Vila do Porto

O roqueiro Odair José surpreendeu alguns na Vila do Porto

Música - 23, abril, 2017

 

“As músicas eram boas, as pessoas que não prestavam atenção”. Cansado da maratona de shows para o lançamento Brasil a fora de ‘Gatos e Ratos’ – 36º álbum de inéditas na carreira – mas com os dedos ágeis na guitarra, Odair José fez surpreendente show de rock na Vila do Porto, que começou na noite do sábado (22) e entrou pela madrugada deste domingo (23).

Digo surpreendente, vestindo a carapuça, porque a minha referência sobre o artista sempre foi apenas de ícone do brega. Estive lá no show, me enfronhei entre fãs e fui só ouvinte. Confesso que não é confortável perceber que aquela massa de informações passou por você algum dia e não te atraiu.

Mas, enfim, fui lá pra ver essa que, para mim, é uma fase inusitada de Odair José, o roqueiro. Ouvi muito rock, pop e até pitadas de jazz. Ouvi músicas que já conhecia (os clássicos que fizeram tanto sucesso) e coisas que nunca. Tudo na guitarra ficou implacável, convidativo aos pulos, como em show de rock mesmo. Foi assim que foi a noite lá na Vila do Porto.

Uma faixa etária média circulando pelos 50-55 anos dominou o público, mas havia lá muita gente com idade abaixo dos 20-25 anos. Todo mundo ‘rockando’ e pedindo bis, com direito a protestos (“fora Temer”) e um pouco de retórica antes de algumas músicas. “Esse projeto nasceu da necessidade que eu tive de falar de assuntos pontuais, que na minha opinião estão manipulando e prejudicando a evolução natural do povo brasileiro…”, diz o artista.

O show começou às 23h. Quem conhece o bar, restaurante e casa de shows Vila do Porto, sabe que como todo imóvel do Centro Histórico de João Pessoa, este também é mais comprido que largo e que o palco fica lá no fim, obrigando a atração da noite a passar por toda a extensão do bar.

Os músicos foram chegando um a um e entraram relativamente despercebidos, mas Odair não passou impunemente. Teve que parar para selfies, abraços, autógrafos (uma banca foi montada para a venda de CDs e camisetas). Teve assédio do público antes e depois do show que durou quase duas horas.

Após algumas dezenas de autógrafos e mais fotos com fãs, reuniu a banda e, sobre o palco, posou para o blog. Neste domingo, Odair e sua trupe se apresentam no Cais Estelita, em Recife, e depois seguem para São Paulo. Antes de João Pessoa, o grupo fez show em Aracaju, ainda na sexta-feira. Após apresentação na Vila do Porto, os artistas dormiram em João Pessoa e seguiram para Pernambuco por volta das 10h.

Clique no link para ver o show completo: https://www.youtube.com/watch?v=fmGay2ek7PM&t=165s

 

(José Carlos dos Anjos Wallach)