Ocupa Flit leva literatura, teatro, audiovisual e música ao quilombo

Ocupa Flit leva literatura, teatro, audiovisual e música ao quilombo

Eventos - 7, dezembro, 2019

Escritores num quilombo, debatendo com o povo literatura, cinema, teatro, música, audiovisual e artes visuais Maria Valéria Rezende, Roberto Menezes e Isabor Quinterres. Essa é a Ocupa Flit, uma espécie de atividade de extensão da Festa do Livro Internacional da Paraíba (Flit-PB), que ocorrerá nestes sábado e domingo (7 e 8) nas comunidades Gurugi (onde fica o Quilombo Ipiranga) e Sítio Tambaba, ambas na cidade do Conde, litoral sul da Paraíba.

Esta é a segunda edição da Ocupa Flit, que tem como homenageada a escritora Maria Valéria Rezende.

Durante o ano, a Flit realizou nessas comunidades oficinas em diversas áreas como empreendedorismo, sustentabilidade e artes visuais, sendo esta última, realizada pelo artista espanhol Javier Quintanilla. Todos os trabalhos realizados pelos moradores serão expostos.

“A Flit, que antes era um projeto, se tornou um processo coletivo, pois cada ação que a gente desenvolve gera um aprendizado, tanto para as comunidades, quanto pra gente e também para o público nesse momento de celebração. As ações que realizamos surtiram o efeito esperado e estamos muito felizes. Convidamos o público para comparecer nesses dois dias e atestar a grande riqueza cultural desses dois lugares”, disse Juca Pontes, um dos organizadores do evento.

Destaques

A programação da Ocupa Flit prevê para este sábado o debate ‘As relações da linguagem oral e literária no audiovisual’, que reunirá Felipe Leal Barquete, André Dib e Pedro Severian, com mediação do jornalista Renato Félix, editor do Caderno 2 do jornal Correio.

No domingo, Maria Valéria Rezende participa de um bate-papo com o escritor Roberto Menezes, e o público, sobre o tema ‘Pardal novinho nada sabe de inverno e as asas congeladas’. Será no Sítio Tambaba.

Performances dos atores Suzy Lopes e Thardelly Lima e as presenças dos também atores Luiz Carlos Vasconcelos e Raquel Ferreira farão o momento das artes cênicas no evento.

No conjunto, a Ocupa Flit proporciona transversalidade: “Nos interessa discutir as relações entre literatura e audiovisual, artes cênicas, artes visuais, dança. Isso é infinito”, explica Juca Pontes.

Documentário

Às 20 horas deste sábado haverá a Festa do Coco, quando será lançado o documentário sobre o Encontro de Cocos da Paraíba, ocorrido em maio. Realizado por estudantes, o trabalho audiovisual traz as apresentações dos grupos de coco que participaram do encontro. Parte de material visual e sonoro foi captado pelo Festar Muito e cedido à produção.

A programação

SÁBADO (Quilombo Ipiranga)

16h – Performance de Suzy Lopes e Thardelly Lima; exibição do vídeo Flit Oficinas; mostra da oficina com Javier Quintanilla; exposição de Capas do Correio das Artes

16h15 – Conversação “A Criatividade Ancestral Quilombola na oficina de Javier Quintanilla”, com Ana do Coco, Aniele Nascimento da Costa, Reinaldo dos Santos Monteiro e Arthur Nascimento de Lima; performance de Rita Black

17h – Contação de história com Mercedes Cavalcanti; conversação “As relações da linguagem oral e literária no audiovisual”, com Felipe Leal Barquete, André Dib e Pedro Severian.

18h15 – Sorteio de Livros

18h40 – DJ Mamulengo

20h – Festa do Coco (entrada R$ 5); documentário do Encontro de Cocos da Paraíba;

Grupo de Capoeira Angola Berimbau Viola;

Mestra Odete; Mestre Zeca do Rolete; Coco de Forte Velho Almirante Tamandaré

DOMINGO (Sítio Tambaba)

16h – Performance de Suzy Lopes e Thardelly Lima; exibição do vídeo Flit Oficinas; mostra da oficina com Javier Quintanilla; exposição de Capas do Correio das Artes

16h15 – Conversação “A arte no despertar criativo dos códigos empreendedores na oficina com Javier Quintanilla”, com Maria das Neves da Silva Pereira (Nevinha), Geani Silva de Souza (China), Isaías Gama dos Santos Júnior, Solon de Farias Cruz, Rosana Diniz

17h20 – Performance de Luiz Carlos Vasconcelos

17h40 – Conversação: “Pardal novinho nada sabe de inverno e asas congeladas”, com Maria Valéria Rezende e Roberto Menezes

18h30 – Lançamento coletivo dos livros de Maria Valéria Rezende, Roberto Menezes, Bernardina Freire, Políbio Alves, Isabor Quintiere, Pedro Ivo Tavares e Jennifer Trajano

19h – DJ Mamulengo

(Da Redação, com Jornal Correio e Portal Correio)