Olhos e boca em êxtase no Festival de Pestisco de Praia Bela

Olhos e boca em êxtase no Festival de Pestisco de Praia Bela

Eventos - 12, dezembro, 2019

 

Pequenas estacas de meca grelhada, acompanhadas de um molho de camarão levemente apimentado; ou caranguejos ao molho de coco e pirão; ou ainda ostras frescas, praticamente tiradas na hora, do mangue bem próximo de onde você está se servindo; quem sabe uma porção de camarão ao alho e óleo com batatas rústicas…

O trecho acima tem o objetivo de provocar as papilas gustativas de quem está lendo para transmitir, o mais próximo possível, a sensação que o redator experimentou. A intenção não é fazer o leitor sofrer, pelo contrário, é estimulá-lo a conhecer o que o blog viu e provou.

‘Jereré: iscas de meca e molho de camarão apimentado

Foi em Praia Bela, um dos trechos mais bonitos do litoral sul paraibano, na cidade de Pitimbu. Hoje, totalmente reorganizado, esse recanto turístico deu um salto de qualidade naquilo que oferece em divertimento e gastronomia.

A nova Praia Bela, turismo se profissionalizando no Litoral Sul

Na manhã da terça-feira (10), um grupo de jornalistas foi levado pela PBTur, a promotora de turismo do Governo do Estado, para uma espécie de premiere do 1º Festival de Petisco de Praia Bela.

Jornalistas provaram as delícias e se divertiram na água morna do Rio Mucatú

Não se trata de concurso, pelo contrário, o festival tem o objetivo de mostrar o conjunto e a força gastronômica dos micro restaurantes e quiosques que exploram esse serviço naquela área. É o marketing de que se utilizaram os proprietários desses empreendimentos para aproveitar a alta estação para faturar mais.

‘Mangue Vermelho’: caranguejos e pirão

O Festival de Petisco funcionará de terça a quarta-feira até o final de janeiro. Os frutos do mar e acompanhamentos dos pratos sugeridos no menu do festival estão presentes na região – como é o caso das ostras, por exemplo, que são pescadas em Praia Bela mesmo e servidas ao gelo, um cuidado indispensável para essa iguaria, mas que poucos se lembram de dispensá-lo ao prato.

Festival vai permitir curtir o paraíso, comendo bem

Os nomes dos pratos também usaram do dicionário dos pescadores, dos elementos do mar e do mangue. ‘Lenda do Mar’ (Restaurante do Caldinho) é um caldo derivado de uma caldeirada – “com quase todos os frutos do mar, só falta a sereia”, brinca o promotor da delícia.

Já a ‘Estrela do Mar’ (Peixada da Nalva) tem iscas de peixe e farofa de camarão, as duas principais estrelas do oceano que chegam às nossas mesas. O camarão ao alho e óleo servido com batatas rústicas (Restaurante da Cioba) se chama ‘Jiqui’, que denomina um artefato de pesca.

O ‘Jereré’ – que é outro artefato usado em pescarias – denomina o prato feito com iscas de meca acompanhadas de molho de camarão apimentado (Restaurante da Peixada). Já a ‘Tarrafa’ – uma rede redonda atirada pelo pescador nas praias e lagos – dá nome ao bobó de camarão preparado pelo Restaurante Gramame.

Ainda tem o ‘Mangue Vermelho’, que é uma porção com dois caranguejos ao coco acompanhados de pirão (Restaurante Brisa Mar). O Quiosque Pé na Areia apresentou o seu ‘Marambaia’, camarões na moranga – que nós conhecemos como jerimum.

 

Ruth Avelino: “É isso que tem que ser feito em todo lugar”

“O que foi feito em Praia Bela é o tipo de ação que se espera ver em todo recanto que atraia o turista pelas belezas naturais: organização, limpeza e competência em servir”, disse a jornalista Ruth Avelino, presidente da PBTur, que acompanhou a visitação.

Estratégia

Fernanda Melo, consultora do Sebrae Paraíba que tem coordenado o processo de requalificação da Praia Bela, explicou que pesquisas e consultas junto aos próprios comerciantes indicaram a necessidade de ações para promover o potencial gastronômico e aproveitar a alta estação.

Artesã, o secretário Chico Pinheiro (Turismo e Meio Ambiente de Pitimbu) e a consultora Fernanda Melo (Sebrae-PB)

“Percebemos que precisávamos de uma estratégia para aumentar o fluxo nesses três dias da semana. Por isso vamos aproveitar a alta estação”, disse ela.

Outros trechos

O prefeito de Pitimbu, Leonardo Barbalho, foi prestigiar o lançamento do festival e disse aos jornalistas que, desde o o final do ano passado, quando foi posta em funcionamento a primeira etapa da requalificação de Praia Bela (clique aqui para saber mais), o fluxo turístico nessa área duplicou.

O prefeito Leonardo Barbalho em entrevista à jornalista Juliana Teixeira

“Nós temos o litoral mais extenso da Paraíba, são 26 km, então nosso maior apelo econômico é o turismo. E para fazer o setor se desenvolver é preciso qualificá-lo. Assim, estamos consolidando Praia Bela e pretendemos levar o modelo para outros trechos das nossas praias”, afirmou.

Veja o vídeo

(José Carlos dos Anjos Wallach)

 

Clique para ampliar nas imagens abaixo