Ostra cultivada na Paraíba será destaque no Brasil Sabor

Ostra cultivada na Paraíba será destaque no Brasil Sabor

Turismo - 10, maio, 2017

 

O Festival Brasil Sabor será realizado nesta sexta-feira e no sábado (12 e 13), em João Pessoa. Durante o evento, no Espaço Cultural, será possível degustar e conhecer as receitas dos melhores restaurantes da cidade a preços promocionais de até R$ 20 por porção.

A programação prevê também exposição de produtos orgânicos, artigos de economia solidária, apresentação de cortes especiais de carnes de caprino, bar, dicas e demonstração de aproveitamento integral dos alimentos, cozinha vegana, degustação de camarão, slow food e apresentações musicais.

Festival das Ostas

Uma das novidades do evento, o festival será realizado a partir das 19h30 do sábado (13). Chefs de restaurantes da capital irão oferecer para a degustação receitas diferenciadas com a ostra produzida no município paraibano de Marcação.

“As ostras in natura, produzidas no estuário do rio Mamanguape, têm uma qualidade ímpar, que será aliada à habilidade dos chefs de cozinha, durante o Festival. Com isso, iremos mostrar que o nosso Estado tem potencial para produzir o molusco e que esta iguaria da culinária tem espaço também nos restaurantes paraibanos”, destacou o analista técnico do Sebrae Paraíba e gestor do projeto Aquinordeste, Jucieux Palmeira.

A criação de ostras no Brasil tem se consolidado como uma atividade bastante viável. Cerca de 95% da produção nacional tem origem no estado de Santa Catarina, mas através do projeto Aquinordeste, o Sebrae vem fomentando a produção de ostras, tilápia e tambaqui nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas.

Pesquisa

Na Paraíba, foram realizadas pesquisas com sementes (forma jovem das ostras) cultivadas no Rio Grande do Norte e Sergipe, implantadas no estuário do rio Mamanguape. “Finalizamos este estudo neste mês de abril e concluímos que há viabilidade para o desenvolvimento da ostreicultura neste local, considerando os aspectos ambientais, técnicos e econômicos”, disse Jucieux. Ele acrescentou que a pesquisa foi realizada pelo Sebrae, através do projeto AquiParaíba.

Além de ser uma atividade de baixo custo, a ostreicultura também traz benefícios ao meio ambiente, já que a espécie é um filtro natural. Cada ostra tem a capacidade de filtrar até cinco litros de água por hora. “A espécie apresenta um baixo teor de gordura, contém ômega 3 e é uma excelente fonte de proteína”, completou o analista do Sebrae Paraíba.

Festival Brasil Sabor

O Festival de Ostras é um dos eventos paralelos que acontecem durante o Festival Brasil Sabor. Este ano, o evento começa com a Feira Gastronômica, no Espaço Cultural, e prossegue com o circuito gastronômico que se inicia na segunda-feira (15) em restaurantes da cidade até o dia 4 de junho.

 

(Da Redação, com informações do Sebrae-PB)