Palco de pedra, iluminação do sol e música da gente

Palco de pedra, iluminação do sol e música da gente

Eventos - 30, agosto, 2019

 

Pedras gigantes, que normalmente compõem o cenário sertanejo, servirão de palco artístico neste projeto que associa o gigantismo e a beleza dessas formações geológicas com as expressões artísticas da cultura regional, sobretudo a música. Por isso, o novo produto turístico se chama Som das Pedras, que já nasce como ciruito.

E começa neste sábado na Laje Grande, uma rocha que tem 14 mil metros quadrados de extensão e fica no município de Juru, no Alto Sertão da Paraíba.

Sob o pôr do sol alaranjado e límpido – característico da região – bacamarteiros, banda marcial, jovens do projeto Prima, repentistas e forró pé de serra vão abrir o circuito que envolve mais nove cidades e vai até novembro, com eventos montados sobre lajedos.

De acordo com o secretário executivo de Estado da Cultura, Milton Dornellas, o Circuito Som nas Pedras é o resultado de um trabalho de equipe, em parceria com as prefeituras e coletivos locais, e que tem como objetivo impactar a economia da região através da cultura, do lazer e dos potenciais geográficos, com um olhar especial para os lajedos da Paraíba”.

Até o governador João Azevêdo se entusiasmou com o aspecto inusitado do circuito: “É uma verdadeira inovação que tem levado para ambientes abertos um festival de música e cultura popular onde o grande palco na verdade é a natureza, que se abre para que a gente possa efetivamente divulgar a nossa cultura”, disse.

Como surgiu

O Som nas Pedras começou em 2016, a partir de uma ideia da Rota Cariri Cultural, implantada em Monteiro, articulada pelo Sebrae Paraíba, a prefeitura municipal da cidade e empreendedores locais, na Pedra dos Índios. A coordenação do projeto, na época, era da produtora cultural Josivane Caiano, que cedeu a utilização do nome e da realização do evento ao Governo da Paraíba.

Na atual versão, o circuito conta com apoio de agentes culturais e a parceria das prefeituras municipais com a co-realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Cultura, Turismo e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com apoio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), e Sebrae, além da iniciativa privada.

Programação – Juru

31/8  |  16h30  |  Laje Grande  |  Juru-PB

16h30 – Abertura Oficial com Banda Marcial Capitão Dalmo Teixeira

17h15 – Orquestra Jovem do Prima – Polo Itaporanga

18h15 – Grupo de Bacamarteiros Gaviões da Serra

18h45 – Banda Cabaçal do Mestre Zé Pretinho

19h15 – Repentistas

20h00 – Forró pé de serra com Luiz do Acordeom

Calendário do Circuito

31/8 – Juru (Laje Grande)

7/9 – Maturéia (Pedra dos Caboclos)

21/9 – Monteiro (Lajedo das Moças)

28/9 – Teixeira (Pedra do Tendó)

5/10 – Princesa Isabel (Pedra do Guiné)

12/10 – Congo (Lajedo da Barriguda)

26/10 – Cabaceiras (Lajedo Salambaia)

9/11 – Serra Grande (Lajedo da Paixão)

16/11 – Queimadas (Caverna da Loca – Pedra do Vento)

23/11 – Boqueirão (Lajedo do Marinho)

(Da Redação, com informações da Secom-PB)