Passeio da boca e alegria do estômago no Restaurante de Cumpade

Passeio da boca e alegria do estômago no Restaurante de Cumpade

Eventos - 2, agosto, 2015
degustando-os artistas30

Os artistas do evento: chefs Renato Valadares, João Barreto e André Duarte, com o empresário Isaac Martins

Uma caldeirada, um camarão no jerimum (e não na moranga, afinal estamos no Nordeste), um sanduba diferente e uma cartola… Foi um gratificante passeio da boca por essa mesa caprichosamente montada pelo Bar e Restaurante do Cumpade, lá no distrito de Galante, em Campina Grande, onde o Festar obteve uma leve – mas impressionante – amostra do que será o 2º Degustando o Brasil, festival gastronômico que desde o ano passado traz à Paraíba os sabores do restante do País.

A ideia colocada em prática como mais um produto do chamado e crescente turismo de experiência é do chef João (Casa de Cumpade) e de Isaac Batista (Mais Brasil Turismo) que tiveram a felicidade de se unirem em torno de um trabalho que valoriza as coisas nordestinas.

Voltando ao que interessa à boca, o Festar tem a dizer o seguinte:

Foi massa! Boa companhia, alegria solta nos olhos e na língua. Delícias surpreendentes preparadas com um cuidado caseiro, mas com sofisticação de quem sabe agradar a gregos e troianos. Troianos, na verdade, não sabemos, mas com certeza a marroquinos, mexicanos e pernambucanos, que é por onde já paira a experiência do chef Renato Valadares, um dos escalados para mostrar aos jornalistas o que se pode esperar do festival marcado para os dias 13 e 15 deste mês.

Na turma de profissionais que acompanharam a apresentação do projeto estavam: a equipe do Festar Muito! (eu e Snides Lima Caldas, ele da casa de recepções e eventos Villa Jardim, de Campina Grande), Neide Donato, Nena Martins, Edson Veber, Maria Helena Rangel, Tereza Duarte (assessora de imprensa Mais Brasil), Ana Célia Macedo (site O Concierge – www.oconciergepb.com.br), Linda Suzan de Almeida Araújo (coordenadora de Nutrição na Faculdades de Ciências Médicas), Vanessa de Melo (blog PBAgora), Lourdinha Dantas, Rogério Almeida, Onaldo Mendes e Tatiana Lima (blog Universo Paralelo).

degustando-caldeirada24

Caldeirada: pimenta sutil, sabor vibrante

A entrada

Ele foi responsável pela entrada com a tradicional caldeirada, conhecida em todo o Nordeste, e importante item do menu litorâneo da nossa região. Renato, com autoridade no assunto, pôs à mesa uma pequena obra de arte: a cumbuca artesanal usou como suporte sal grosso levemente salpicado com urucum (o nosso conhecido colorau). A alegria dos olhos logo deu lugar à alegria da boca: para dar o toque diferente, uma saborosa mistura de farofa de coco e bolacha (e isso realmente surpreendeu na caldeirada). O toque de refino ficou na pimenta em fruto (apresentada ao lado da cumbuca), mas também adicionada ao sabor, de tal forma que provocou arregalo nos olhos, mas não fez a fumaça sair da boca. Simplesmente uma delícia, acompanhada por uma cachaça paraibana das melhores.

“Trouxe pra vocês um prato que todos conhecem, mas que é uma especialidade no litoral norte pernambucano, alí nos restaurantes de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá…”, diz Renato.

degustando-camarão no jerimum28

Camarão no jerimum: enche os olhos e o estômago

O prato principal

Risonho, boa praça e extremamente competente, o anfitrião tava com raiva (brincadeira) porque o jovem visitante chamou toda atenção com sua caldeirada. Foi lá na cozinha e trouxe à mesa o seu caprichoso e fantástico camarão. Aí a festa começou mesmo. A algazarra cessou e o Cumpade conseguiu calar aqueles que não param de tagarelar, os jornalistas. Foi engraçado e gostoso.

Fizemos fila apressada para degustar o prato, bem decorado, rapidamente devorado. Camarão preparado com delicadeza para ficar macio e não perder o sabor de mar, molho fantástico onde estão segredos partilhados só pra quem vai ao Restaurante de Cumpade. O sorriso fácil e a boa conversa que se seguiu demostravam o prazer proporcionado pelo menu. Muito bom. Assim o anfitrião empatou o jogo. Show de bola.

degustando-hamburguer29

Sanduíche com pão de feijão verde: novidade

Outro gol

Pouco tempo depois entrou em campo uma promessa da culinária regional, André Duarte. Foi dele a grata surpresa. Todo mundo come sanduíche, inclusive nós do Festar, mas daquele ali, não. O garoto preparou um sanduíche com um inusitado pão de feijão verde (por ele próprio desenvolvido), hambúrguer de carne de sol, cebola caramelada e queijo de coalho. É possível garantir que poucos já comeram esse tipo de ‘sanduba’. Original, nutritivo e com sabor da nossa terrinha. Vai longe o André. O jogo ficou 1 x 1 x 1.

degustando-cartola31

Cartola: completou a viagem gastronômica

Sobremesa

Mas, como qualquer partida só termina quando acaba, enquanto nos deliciávamos com o camarão no jerimum e em seguida com o ‘sanduba de Galante’, Renato Valadares estava fazendo peripécias no fogão. Quando já pensávamos em procurar uma rede, eis que ele entra no restaurante com uma cartola dos deuses. Fumegante, cheirosa, preparada com a banana (claro), canela e queijo coalho (a original é com queijo manteiga). Ao lado da cartola um bolo de rolo de massa fininha… bem, não dá pra descrever toda a sensação. Nem reproduzir aqui o cheiro. Nesse ponto o visitante virou o jogo e os juízes encerram a partida.

degustando-com o festar26

O Festar e os anfitriões: Snides, Isaac, cumpade João, Renato e Zeca Wallach

O Degustando o Brasil

‘Pernambuco imortal – uma mesa de frevos e maracatus’ será o tema dessa segunda edição do evento, que levará ao Restaurante Rural Casa de Cumpade a arte culinária dos chefs João Barreto (cumpade João), Renato Valadares, César Santos e Duca Lapenda. O festival é um produto turístico formatado pela Casa de Cumpade e pela agência Mais Brasil Turismo.

Neste ano, o evento homenageia o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, considerado uma das maiores expressões contemporâneas, herdeiro da obra do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.

Serão duas etapas: no dia 13, os chefs ministrarão duas oficinas para turmas de até 50 pessoas e haverá um debate sobre o tema ‘Gastronomia brasileira – a construção de uma identidade cultural’; e no dia 15 será servido o almoço temático Degustando o Brasil, com cardápio assinado pelo chef João Barreto e convidados.

O evento é voltado para estudantes e amantes da gastronomia. Os chefs ficarão em duas ilhas de trabalho se alternando durante o preparo dos dez pratos previstos. O público presente também vai curtir música e folclore pernambucano, com presença de maracatu, lanceiros e outras expressões culturais.

Alunos de faculdades de gastronomia estarão dando suporte aos chefs, garantindo a troca de informações e conhecimentos.  (Por José Carlos dos Anjos Wallach)

Galeria 1:

[nggallery id=145 template=”sliderview”]

Galeria 2:

[nggallery id=142 template=”sliderview”]

 

Para participar:

  • Passaporte R$ 130

Seminários gastronômicos (debate e oficinas), almoço temático e parte cultural

  • Passaporte R$ 70

Degustação e frevo

Informações: Mais Brasil Turismo (83) 3224.3050