Piauí e Pernambuco em desafio de Viola no Espaço

Piauí e Pernambuco em desafio de Viola no Espaço

Música - 2, abril, 2018

 

Nesta quarta-feira (4), o projeto De Repente no Espaço apresentará o desafio de viola dos cantadores Hipólito Moura, do Piauí, e Zé Galdinho, de Pernambuco. Com apresentação de Iponax Vila Nova, o desafio será no Espaço Cultural, em João Pessoa.

De Repente no Espaço é um evento mensal da Funesc na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região.

Zé Galdino – Mestre de maracatu, cirandeiro e repentista há quase quatro décadas, Zé Galdino, 68, só ingressou na profissão quando se mudou para o Recife, aos 27 anos de idade, e já venceu mais de trezentos festivais de violeiros. Para Galdino, improviso não é uma habilidade a ser aprendida ou ensinada.

Hipólito é veteranos em festivais

Hipólito Moura – Nascido em Picos – PI, atualmente reside em Caruaru. Com 20 anos de carreira, também é veterano em festivais pelo Brasil. È um dos cantadores que mais tem se destacado nos últimos festivais.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia.

A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Serviço:

De Repente no Espaço, com Hipólito Moura (PI) e Zé Galdino (PE) + Iponax Vila Nova

4/4 | 19h | Mezanino 2 – Espaço Cultural José Lins do Rego – Tambauzinho | João Pessoa-PB | Gratuito

 

(Da Redação, com Secom-PB)