Poeta Aracílio desautoriza Alcymar usar música

Poeta Aracílio desautoriza Alcymar usar música

Música - 18, dezembro, 2021

O compositor, poeta e apresentador de rádio Aracílio Araújo, de Recife, disse ter feito bem em não autorizar o também pernambucano Alcymar Monteiro a regravar a música ‘Deixa o Rio Desaguar’. Na letra, Aracílio faz alusão ao projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco, concretizado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

(Acima, Aracílio em João Pessoa, em apresentação no programa Cantos & Contos / Reprodução web)

Segundo o poeta, Alcyma solicitou autorização para usar a música, inclusive alterando a letra original.

“Não permiti e não liberei a música. Agora vi, pelas redes sociais, qual era a intenção: levar a música para fazer média em Brasília com o Presidente Genocida que não nutre nenhuma simpatia pelas artes, muito menos pela autêntica cultura nordestina”, afirmou Aracílio Araújo em texto espalhado em vários grupos de WhatsApp.

Na segunda-feira (13), Dia Nacional do Forró, porque coincide com a data de nascimento de Luiz Gonzaga, o presidente da República reuniu em seu gabinete no Planalto meia dúzia de simpatizantes, entre eles o sanfoneiro Amazan e o cantor Alcymar Monteiro.

Quer obras de volta

No mesmo texto, Aracílio cobra de Alcyma a devolução de obras hoje em poder da editora do artista pernambucano:

“Agora peço a vc, Alcimar, já que vc abriu concordata da sua Editora Ingazeiras Edições, que me devolva por escrito as obras minhas que estavam sob controle da editora, agora falida, que vc assinava como proprietário e responsável. Lembrando que por 30 anos  nunca me prestou conta de meus direitos”.

“Não tenho nenhum vínculo mais com sua editora, mesmo assim tem pessoa sua administrando a massa falida e recebendo através de processos digitais sem me repassar meus direitos autorais e nem sequer me prestar contas”.

(Da Redação)