Prefeitura propõe força-tarefa para consertar trilhos do ‘Trem do Forró’

Prefeitura propõe força-tarefa para consertar trilhos do ‘Trem do Forró’

Eventos - 24, maio, 2016
trem do forro1

Há muitas construções irregulares bem próximas à linha / Foto: Chico Martins-Correio da Paraíba

A Prefeitura de Campina Grande, segundo a assessoria de comunicação, colocou sua estrutura à disposição da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para solucionar o veto do órgão às viagens da Locomotiva Forrozeira, um dos principais produtos turísticos dentro do Maior São João do Mundo.

A reunião de Romero Rodrigues com Alexandre Porto Mendes de Souza, superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transportes Ferroviários de Cargas da ANTT, ocorreu na tarde desta terça-feira (24), em Brasília.

O prefeito campinense propôs a formação de uma “força tarefa” para solucionar o problema. O problema em questão são 12 km de trilhos com dormentes estragados, buracos nas proximidades dos trilhos e uma rota perigosa onde a linha se aproxima muito de construções irregulares ao longo do percurso.

trem do forro2

A verdade: o produto ‘Trem do Forró’ é importante, mas não foi tratado com a atenção merecida / Foto: Chico Martins-Correio da Paraíba

Em release distribuído há pouco, a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande “encaminhou solução”, entretanto não deixa claro se a ANTT encampou a proposta. Faltam apenas 9 dias para início do evento, o que torna a missão de consertar a linha férrea bem difícil.

Empresa foi alertada em abril

Segundo a informação que consta no release da Prefeitura, a ANTT havia alertado desde abril sobre as condições precárias da linha férrea Campina-Galante. Naquele mês a empresa responsável pelo ‘Trem do Forró’ recebeu notificação da agência com um parecer da Ferrovia Transnordestina Logística.

O superintendente de Serviços de Transportes de Passageiros da ANTT, Alexandre Muňoz Lopes de Oliveira, e Sérgio Pires, chefe da Assessoria Parlamentar do órgão, também participaram do encontro.

“A reunião foi produtiva. Estamos fazendo um esforço muito grande para solucionar essa situação do Trem do Forró. Nós colocamos toda a estrutura da Prefeitura de Campina Grande à disposição para ajudar na questão da recuperação do trecho até Galante. Esperamos colocar em prática o mais breve possível tudo que está sendo planejado dentro dessa força-tarefa”, comentou Romero, diz ainda a nota da Codecom.

 

(Da Redação, com informações da Codecom)