Prima leva a jovens da Casa Educativa o universo da música

Prima leva a jovens da Casa Educativa o universo da música

Tudo - 13, julho, 2017

 

Voluta, cravelha, pestana, espelho, corda, queixeira. Nomes estranhos para a maioria das pessoas que não estão em contato mais íntimo com o universo da música, imaginem para adolescentes que estão privadas de liberdade na Casa Educativa, unidade socioeducativa mantida pelo Estado em João Pessoa.

Mas esses termos entraram para o cotidiano delas, que passaram a ter aulas de violino e violoncelo, por meio do Programa de Inclusão Social através da Música (Prima), numa ação da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac).

Waleska Oliveira (violino) e Mayra Ferreira (violoncelo), instrumentistas do Prima, apresentaram esse “mundo novo” para as adolescentes, que aos poucos estão se familiarizando com os instrumentos de cordas.

O que é um violino, um violoncelo ou como colocar a mão corretamente? Essas informações foram a pauta do primeiro dia de aula. As instrumentistas ministram aulas para duplas uma vez por semana. Para as internas, esse contato com o violino e violoncelo é uma nova perspectiva, uma janela de conhecimento.

Antes dos ensinamentos com as instrumentistas do Prima outras adolescentes receberam aulas de flauta doce e saxofone com o professor Elivaldo da Silva, oficineiro na unidade.

Prima e Fundac

O Prima é um Programa do Governo do Estado da Paraíba, criado há cinco anos, com a missão de montar orquestras em comunidades de vulnerabilidade social, que trabalha a inclusão através da música e das artes.

Atua em 11 polos localizados em nove municípios paraibanos e já serviu a mais de 1.200 adolescentes e jovens que acreditaram na música como mola propulsora da educação e da cidadania.

Em parceria com a Fundac, o Prima está instalando o seu 12º polo no Centro Socioeducativo Edson Mota (unidade para adolescentes) e na Casa Educativa (unidade feminina). Antes das aulas terem início, o programa encaminhou três jovens com aptidões musicais, que receberam alvará de liberdade, para polos do Prima próximos de onde moram.

O trabalho do Prima dentro das unidades socioeducativas dá oportunidade aos alunos de continuarem o estudo em outros polos que compõem o programa. É uma maneira dos educandos utilizarem a música como ferramenta de construção para o futuro.

 

(Da Redação, com informações da Secom-PB)