Programas da Sesc TV mostram Wilson das Neves em ação

Programas da Sesc TV mostram Wilson das Neves em ação

Tudo - 28, agosto, 2017

 

Considerado um dos mais importantes bateristas do Brasil, o percussionista e sambista carioca Wilson das Neves, que morreu no último sábado (26), aos 81 anos de idade, é lembrado pelo SescTV em dois programas com ele.

No primeiro, um show da série Instrumental Sesc Brasil, Neves apresenta repertório que funde diversos ritmos brasileiros, todos “sambeados”. A exibições começam nesta segunda-feira (28), às 22h, e seguem na terça (29, às 17h), quarta (30, às 20h) e quinta-feira (31, às 16h). No segundo, ele fala sobre carreira, em documentário da série ‘Passagem de Som’, com exibições nesta terça (29, às 16h), na quarta (30, às 18h30) e na quinta-feira (31, às 15h30).

Max Alvim assina a direção geral das atrações, que também podem ser vista em sesctv.org.br/aovivo.

No show, Neves executa composições que fundem sonoridades brasileiras, todas tocadas em ritmo de samba. Dentre elas estão: ‘Tema para Elizete’, de sua autoria; ‘Berimbau’, de Badden Powell e Vinicius de Morais; ‘Essa Moça Tá Diferente’, de Chico Buarque; ‘Wave’, de Tom Jobim; e ‘Rock Around the Clock’, de James E. Meyers & Max Freedman.

O músico, que toca percussões, é acompanhado por Diogo Gomes, no trompete; Itamar Assieri, no piano; André Tandeta, na bateria; José Carlos Santos, na guitarra; Rômulo Gomes, no contrabaixo; Armando Marçal, Zero Telles e Zé Trambique, nas percussões; Zé Carlos “Bigorna”, no sax e flauta; Marcelo Martins, no saxofone; Jessé Sadoc e Altair Martins, nos trompetes; e Serginho do Trombone, no trombone.

No documentário, o rapper Emicida comenta sobre a importância de Neves para a música brasileira, tocando com nomes como Elza Soares, e destaca a carreira solo do sambista. O rapper participou de um projeto musical com o sambista, e compôs ‘Ó Sorte’, em homenagem ao baterista, gravada pelos dois, em dueto. Além disso, a produção acompanha o percussionista a uma visita ao músico Osvaldinho da Cuíca, na capital paulista, onde recordam acontecimentos inusitados sobre a Escola de Samba Vai-Vai, da qual Osvaldinho foi fundador da ala dos compositores.

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas.

Serviço:

Wilson das Neves

Instrumental Sesc Brasil

Dias/horários: 28/8, segunda, às 22h; 29/8, terça, às 17h; 30/8, quarta, às 20h; e 31/8, quinta, às 16h.

Passagem de Som

Dias/horários: 29/8, terça, às 16h; 30/8, quarta, às 18h30; e 31/8, quinta, às 15h30.

Classificação indicativa: Livre

Produção: Canal Independente

Direção Geral: Max Alvim

 

(Da Redação, com assessoria)