Projeto ‘De Repente no Espaço’ reúne Zé Viola e Valdir Teles

Projeto ‘De Repente no Espaço’ reúne Zé Viola e Valdir Teles

Literatura - 30, setembro, 2016

 

O projeto ‘De Repente no Espaço’ da quarta-feira (5) apresentará os repentistas Zé Viola (do Piauí) e Valdir Teles (radicado em Pernambuco), na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa.

As apresentações começarão ás 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes e a entrada é gratuita.

O declamador oficial do projeto e mestre de cerimônias nas noites de poesia é Iponax Vila Nova.

Os artistas

Valdir Teles, 61 anos, é poeta repentista dos mais consagrados da poesia popular nordestina. Nasceu em Livramento, no Cariri paraibano, mas foi levado ainda recém-nascido para São José do Egito, sertão do Pajeú pernambucano, onde recebeu forte influência da cultura local e teve o primeiro contato com a cantoria de viola. A partir de 1979, quando fixa residência em Patos (PB), inicia a trajetória poética que já se anunciava.

Zé Viola, o José de Moura e Silva, até pode passar despercebido, mas não entre os admiradores da cantoria. Nome de destaque, bastante conhecido no Brasil, nascido em Bocaína (PI), Zé Viola está sempre com agenda cheia se apresentando pelo Brasil.

Tem quase 30 anos de carreira e diz que começou de maneira bem diferente dos parceiros de repente. “Mudei de Teresina para São Paulo em 1983 e ainda não fazia cantoria. Passei a fazer em 1988. Depois disso, voltei para o Nordeste”.

Cadastro de repentistas

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lançou o cadastro de poetas populares que desejam participar do projeto ‘De Repente’. Os interessados podem se cadastrar pela internet, preenchendo o formulário online, disponível no endereço http://funesc.pb.gov.br/cadastroderepente/ e enviando-o para o e-mail derepente.funesc@gmail.com .

 

Serviço

De Repente no Espaço

Com Zé Viola e Valdir Teles

Data: 5/10

Hora: 19h

Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes

Entrada: gratuita