logo

Início > Turismo >

Projeto ‘Raízes do Brejo’ chega a Serra da Raiz

01 de novembro de 2017



 

O município de Serra da Raiz (a 138 km de João Pessoa) vai ser palco neste final de semana (3 a 5) das atividades do projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural. Entre as atrações, destacam-se feiras gastronômicas e de artesanato, exposições, palestras, apresentações de teatro e dança, trilha ecológica, encontro de bandas marciais e fanfarras, passeio ecológico, passeio ciclístico, apresentações culturais e shows musicais com os Barbosas e Joãozinho Dantas e Banda Sete.

O projeto Raízes do Brejo é uma realização do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), do Sebrae e das prefeituras dos municípios que fazem parte da ação entre outras instituições. O projeto envolve oito municípios e está na sua primeira edição, que teve inicio no dia 6 de outubro e já passou por Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro. Depois de Serra das Raízes o evento segue para Borborema, Dona Inês e será encerrada no município de Pilõezinhos, no dia 26 de novembro.

O presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo, Sergirson Silvestre, explicou que a programação foi definida em comum acordo com todos os prefeitos, buscando dar destaque às atrações culturais de cada cidade. Silvestre disse que o atual momento econômico vivido pelo país fez com que os gestores buscassem alternativas para realizar o evento. “Sabemos da importância do Raízes do Brejo para o desenvolvimento de nossa região”, explicou.

A prefeita de Serra da Raiz, Adailma Fernandes, disse que os municípios enfrentam uma “crise financeira”, mas mesmo diante dessa situação as oito cidades que compõem o Raízes do Brejo se uniram e apostaram no projeto. A prefeita acredita que as atividades culturais e musicais darão visibilidade ao potencial turístico do municípios e aos valores artísticos da região. Adailma faz um convite a toda à região do Brejo, aos paraibanos e turistas para que participem da programação em seu município. “Tudo foi preparado com profissionalismo e muito carinho para que os visitantes e nativos possam conhecer e desfrutar das nossas riquezas naturais e humanas”, afirmou a prefeita.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o Raízes do Brejo se apresenta como uma alternativa criativa para desenvolver o potencial turístico da região e dar visibilidade aos grandes talentos (na musica, literatura e cultura) na região. Para a executiva, o projeto é a passo inicial para que o potencial turístico da região se consolide como um produto turístico.

Programação – As atividades começam na sexta (3) com alvorada, às 0

Sexta – 3

4h – alvorada

8h – hasteamento de bandeiras

19h – abertura oficial – Ginásio da Escola Padre Emídio Fernandes com a Orquestra Joaquim Menezes, Marcelo Lima e Antônia Pereira. Os artistas locais irão se apresentar no palco do evento.

Sábado – 4

9h – Exposição: Museu do Homem Serrano

13h – Desfile e apresentações das Bandas Marciais e Fanfarras das Escolas do Município, Feira Gastronômica e Feira de Artesanato – Praça de Eventos

Apresentações do Grupo de Artes Marciais do SCFV de Muay Thai Tradicional, Índios Potiguaras (Baia da Traição), Ciranda de Roda – Grupo de Idosos “Pra Sempre Feliz” do SCFV e apresentação do Coral de Flautas e Música do SCFV.

17h – Encontro motociclístico

19h – Pastoril Adauto Ribeiro, Boi de Reis Mestre Ivanildo e o Grupo Folclórico Sanfony-Fest.

22h – Shows com os Barbosas e Joãozinho Dantas e Banda Sete

Domingo – 5

8h – Santa Missa na Igreja Matriz Senhor do Bom Fim

9h30 – Passeio ecológico, passando pela ‘Loca da Nega’ e passeio ciclístico com o sorteio de uma bicicleta

10h – Exposição do Museu do Homem Serrano

11h – Torneio de futsal na quadra da EEEF Padre Emídio Fernandes.

(Da Secom-PB)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo