‘Quadrilhando’ festeja sucesso e homenageia parceiros

‘Quadrilhando’ festeja sucesso e homenageia parceiros

Eventos - 28, junho, 2016

Entusiasmado com o resultado que o projeto alcançou em poucos meses, Lima Filho, presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, disse que os quadrilheiros não esperavam que o ‘Quadrilhando’ chegasse tão rápido ao patamar onde está, em que já atrai a atenção da mídia nacional e de patrocinadores.

As quadrilhas juninas não são uma novidade, principalmente em Campina Grande, onde esses grupos alcançaram um nível altíssimo. A novidade está justamente na formatação de um projeto cultural de grande apelo turístico, que é o Quadrilhando, que reúne os 12 grupos de Campina grande e mais oito da região do Agreste.

A associação foi conhecer o mecanismo adotado no Rio de Janeiro para dar sustentabilidade econômica à Liga das Escolas de Samba. E trouxe para Campina o modelo, que resultou no projeto Quadrilhando, que teve a consultoria do Sebrae-PB.

Como é

Num espetáculo de quatro horas de duração, o público assiste a apresentação de duas quadrilhas-espetáculo, uma quadrilha junina tradicional (onde há interação com o público), um casamento matuto e a encenação de uma invasão de cangaceiros a um vilarejo do interior.

No Banco Central Quadrilhando, o visitante precisa trocar reais pelo matuto, a moeda oficial no ambiente. Com ele pode comprar artesanato, roupas, comida típica, bebida, refrigerante.

Onde é

Desde o dia 11 deste mês, o ‘Quadrilhando’ é apresentado em sua arena, montada no Sesi-Catolé, pela mesma empresa responsável pela arena esportiva que recebe o Voleibol de Praia, em João Pessoa.

Durante os meses de julho e agosto, as apresentações são suspensas para que as agremiações planejem arranjos e enredos do próximo ano. Os shows retornam já no sábado de semana de setembro (e assim a cada mês).

Patrocinadores

Em poucos meses de existência o Quadrilhando já tem como parceiros a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Sesi, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Sebrae-PB, Narciso Enxovais, Prefeitura de Campina Grande, Tok & Stok e Reizinho.

Na noite do domingo (25), o projeto fez uma apresentação especial para homenagear os patrocinadores e apoiadores, que receberam o Troféu Quadrilhando 2016. Estiveram presentes Buega Gadelha (presidente da Fiep), o jornalista Romero Rodrigues (que representou a Prefeitura), o reitor Rangel Junior (UEPB), o artista Clóvis Junior (que teve seu trabalho replicado em peças de utensílios domésticos da Tok & Stock, com motivos juninos), Regina Medeiros Amorim, Luiz Alberto e Jorge Alberto (Sebrae) e Rosada (gerente Tok & Stok).

No tablado e com muito humor, Virgulima (Lima Filho) e Kitute (Márcio Marques), comandaram a cerimônia. Pela ordem se apresentaram os dançarinos da Companhia Folclórica Raízes e as juninas Arraial em Paris, Rojão do Forró e Tradição da Serra.

Vai ficar maior

A área do Quadrilhando ficará maior e será permanente no Sesi-Catolé, disse o presidente da Fiep, Buega Gadelha. Segundo o Jornal Correio da Paraíba e o blog Turismo em Foco, a área ganhará mais uma cobertura e um anexo, para dar mais comodidade às quadrilhas juninas e ao público.

 

(Por José Carlos dos Anjos Wallach / Fotos: Snides Caldas)