Quadro renal hospitaliza Biliu de Campina; artista está bem

Quadro renal hospitaliza Biliu de Campina; artista está bem

Música - 29, março, 2022

O cantor e compositor campinense Biliu de Campina foi hospitalizado nesta terça-feira (19). Após passar mal na noite anterior e ser levado para atendimento primário numa UPA, o artista teve que ser transferido para o Hospital Pedro I, onde segue em tratamento na UTI.

A confirmação foi feita pelo seu produtor, Felipe Souza Pereira, que falou ao blog agora há pouco. “Ele não estava bem e nós o levamos para ser atendido. Lá, a médica fez alguns exames e achou por bem encaminhá-lo para internação”.

No hospital Pedro I, Biliu foi submetido a hemodiálise, devido a um quadro de insufiência renal.

“Ele está sendo medicado e está lúcido, conversando, inclusive fazendo as costumeiras piadas. Consciente, em nenhum momento perdeu os sentidos”, disse o produtor. Felipe adiantou que os médicos agora esperam a recuperação e devem soltar novo boletim médico nesta quarta-feira (30).

Diabetes

Severino Xavier de Souza, o Biliu, tem 73 anos. Mora em Campina com o único filho, Eduardo, e o seu produtor artístico.

Durante a pandemia, relata Felipe Pereira, descobriu-se que Biliu está diabético. Mostrava-se cansado, mas sempre despistava: “É só preguiça, dizia, pra gente não ficar preocupado. Na verdade, ele não gostava de demonstrar fraqueza”, conta o amigo e produtor.

Sempre resistente e avesso a médicos, Biliu passou incólume pela pandemia de Covid-19. Na atual internação, os exames também afastaram a suspeita de contágio pelo vírus.

“Agora, com essa grande bateria de exames, com certeza teremos que refazer todo o modo de vida: melhorar alimentação, cuidar mais do corpo, e coisas do tipo. Como ele sempre gosta de dizer, ele é um jovem de 73 anos”, completa o produtor artístico.

Conta no Instagram informa aos fãs e amigos sobre o quadro de saúde de Biliu

Mestre da Cultura

Biliu de Campina foi agraciado recentemente com o título de mestre da cultura da Paraíba. Ele foi um dos seis novos nomes aprovados pela Comissão do Livro de Registro dos Mestres e Mestras da Cultura (Rema) e confirmados por unanimidade em reunião ordinária do Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult).

(José Carlos dos Anjos Wallach)