logo

Início > Turismo >

‘Raízes do Brejo começa nesta sexta e PB ganhará ‘Rota do Sol’

05 de outubro de 2017 Foto: Reprodução web

A pequena Lagoa de Dentro está na rota que mostrará história e cultura do Brejo

Programação do “Raízes do Brejo Rota Cultural” tem início nesta sexta-feira

 

O projeto ‘Raízes do Brejo Rota Cultural’, que se inicia nesta sexta-feira (6), na cidade de Belém, inclui atividades gastronômicas, musicais, observação paisagística e de culto à história, como é o caso da visitação a engenhos de cana da região.

Além de um clima ameno e agradável, próprio da região, o público poderá desfrutar de trilhas ecológicas, passeios a cachoeiras, contemplação de casarões, museus, igrejas, linhas férreas, shows, oficinas, entre outras atividades.

O ‘Raízes do Brejo’ é uma rota alternativa ao ‘Caminhos do Frio’, ação cultural, turística e empreendedora que já é consolidada. Segundo o secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, mais cidades gostariam de entrar na Rota Cultural Caminhos do Frio, que já tem uma lista de municípios definida. “Não teríamos inverno para tantas cidades. Por isso, nasceu a Rota Cultural Raízes do Brejo, que incorpora outro período e outros municípios”.

As duas rotas foram criadas por iniciativa do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e contam com o apoio do Governo do Estado da Paraíba.

Em sua primeira edição, o roteiro do ‘Raízes do Brejo Rota Cultural’ contempla oito  municípios: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos. O encerramento acontecerá no dia 25 de novembro, em Pilõezinhos.

A programação completa do evento está disponível no site: www.raizesdobrejo.com

Uma rota a caminho do sol

Além do ‘Caminhos do Frio’ e do ‘Raízes do Brejo’, a Paraíba ganhará em novembro uma rota que contemplará desta vez o alto sertão paraibano, fortalecendo assim a produção local existente e a criação de redes associativas de cultura do estado.

O ‘Rota do Sol’ tem como objetivo contribuir para a consolidação e promoção das artes populares como mecanismo de desenvolvimento cultural e turístico de cinco municípios do Alto Sertão da Paraíba: Poço José de Moura, Bernardino Batista, Uiraúna, Joca Claudino e Triunfo.

“Em tempos de crise, quando muitos eventos são cancelados, estamos vendo a expansão das rotas, e isso tem servido de estímulo para que outros roteiros semelhantes aconteçam”, afirmou Lau Siqueira, que prometeu divulgar em breve a programação do ‘Rota do Sol’.

(Da Secom-PB)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo