‘Raparigas’ levou a folia bonita e de muito bom gosto pra rua

‘Raparigas’ levou a folia bonita e de muito bom gosto pra rua

Eventos - 26, fevereiro, 2017

 

O sexto ‘desfile’ do bloco “As Raparigas de Chico’ entregou o que prometeu: muita música boa, poesia no palco e nas fantasias, animação e cores.

Geovan Moraes e banda abriram a tarde musical na Avenida Tabajaras, centro de João Pessoa, e o povo foi se chegando. Desfilou belas interpretações de músicas sua e das composições do homenageado Chico Buarque de Holanda, o homem que mobiliza milhares de ‘raparigas’ no sábado de Zé Pereira.

O carnaval de pierrôs, colombinas e odaliscas, super heróis e figuras engraçadas do ‘Raparigas’ também trouxe aos ouvidos, e principalmente isso, um repertório bacana e diferente. Um ponto de referência no lugar comum do carnaval atual.

Pelo palco passaram, na sequência, o coral Voz Ativa (com as raparigas mais lindas e apaixonadas), a banda Mafiota (que arrasou nas interpretações, conseguindo até meter peso em ‘Deus lhe pague’), Fábio Torres (com seu refinamento) e a orquestra Sanhauá (com um naipe de metais bonito e frevo na veia).

O bloco, em seu sexto ano, já está definitivamente integrado ao carnaval de rua de João Pessoa e, pela sua proposta única – de reverenciar o compositor que lhe empresta o nome – passou a ser referência do primeiro dia de folia.

Atrai quem está na cidade e quem está fora dela. Como foi o caso do jornalista Fábio Cardoso e da esposa Beth Espínola (editor de Economia do jornal Correio da Paraíba e do conhecido blog Turismo em Foco). O casal foi curtir o dia em Olinda, considerado o maior carnaval do país, mas voltou à tarde para ver as ‘raparigas’ e sua poesia.

Ao lado deles, os também jornalista Celina Modesto (jornal Correio) e Jorge (Secretaria de Comunicação do Estado). Alguns turistas estrangeiros, de passagem por João Pessoa, também acolhidos pelas ‘raparigas’ e curtiram muito.

Houve sorteio de brindes e uma das marcas do bloco neste ano foram as repetidas ‘homenagens’ a Michel Temer, o homem que está presidente após o golpe institucional que tirou do Planalto a presidente Dilma Rousseff: frequentes e animados ‘fora Temer’ foram ouvidos e vistos em faixas. (Abaixo, a galeria de fotos)

 

(José Carlos dos Anjos Wallach)