Regente carioca também será solista em concerto da Sinfônica

Regente carioca também será solista em concerto da Sinfônica

Música - 19, abril, 2017

 

A música de Beethoven será o destaque do concerto desta quinta-feira (20) da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Um concerto para violino e orquestra e uma sinfonia do compositor alemão estão no programa do terceiro concerto oficial da temporada 2017.

O maestro carioca Daniel Guedes, regente da Academia Jovem Concertante, regente associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e professor de violino da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai desempenhar as funções de regente e solista neste concerto.

As duas composições que serão destaque estão incluídas em uma fase de extraordinária fertilidade criativa, com o surgimento de numerosas obras-primas de Beethoven, entre 1803 e 1809.

A Sinfonia nº 4, de Beethoven, que foi escrita na mesma época do Concerto para Violino, ficou um pouco menos tocada por estar logo antes da 5ª Sinfonia, que ficou tão famosa, e logo depois da Eroica também, que outra sinfonia famosa.

O compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) integrou o período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.

Maestro Daniel Guedes: “É um concerto muito especial, porque estou tendo a possibilidade de tocar um dos mais belos concertos para violino e de tocar e reger”

Programa

– ‘Sinfonia nº 4 em Si Bemol Maior, Op. 60’

– Intervalo

– ‘Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 61’

Músicos reconhecidos

É a primeira vez que Daniel Guedes atua com a OSPB, tanto como solista quanto como regente, embora já tenha tocado algumas vezes na Paraíba com a Camerata Brasílica, em recitais e, no ano passado, como solista e regente da Orquestra Sinfônica da UFPB.

Daniel Guedes destacou a qualidade dos músicos da Paraíba, com quem ele teve o primeiro contato no ensaio da noite de segunda-feira: “A Paraíba sempre produz grandes talentos que se destacaram no Brasil e fora do Brasil também. É muito especial para mim poder estar tocando com uma orquestra tão tradicional, que está entre as melhores do Brasil”.

Regente e solista

Daniel Guedes é reconhecido como um dos principais músicos de sua geração, e vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor. Recentemente foi convidado para ocupar o cargo de regente associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e nesta temporada está regendo obras como a Sinfonia nº 5 de Mahler, assim como obras de Brahms, Schumann, Wagner e Ravel, entre outras, na Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal do Rio e em Barra Mansa.

Serviço:

3º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Regente e solista: Daniel Guedes

20/4 – 20h30 / Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural – João Pessoa-PB

Ingresso: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

 

(Da Redação, com informações da Funesc)