Renata Arruda canta Dominguinhos, Gonzaga e Jackson

Renata Arruda canta Dominguinhos, Gonzaga e Jackson

Eventos - 8, junho, 2018

 

Forró, baião e outros ritmos do Nordeste na voz de Renata Arruda, que se apresenta neste domingo (10), no Centro Cultural Casa da Pólvora, no projeto Pólvora Cultural, que este mês homenageia os grandes nomes da música nordestina. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e faz parte da programação do AnimaCentro. O show é gratuito.

Renata Arruda tem em seu repertório várias músicas de Dominguinhos – com quem já dividiu o palco –, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Acompanhada por Zé Filho (guitarra), Patrick (baixo), Beto Preah (bateria), Jefferson Santos (zabumba), Eduardo Araújo (sanfona), WaniniEmery e Geno Costa (vocais), ela vai interpretar ‘Que nem jiló’ ‘Coco do Norte’, ‘Isso aqui tá bom demais’ e ‘O xote das meninas’ dentre outros sucessos.

Artista versátil, Renata Arruda passeia com tranquilidade pela música dos mestres da música nordestina. “Para mim, é uma grande satisfação cantar Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. É uma releitura dessas músicas, que é o forró mais tradicional de todos, onde tudo começou, onde popularizou o forró, esse ritmo que contagia todo paraibano”, disse a cantora.

Foto: Rafael Passos – Divulgação Secom-JP

A artista

Cantora, compositora e poetisa, Renata Arruda é uma das artistas mais conhecidas da Paraíba. Cantou com o Ney Matogrosso, Alceu Valença, Elba Ramalho, Simone, Fafá de Belém, Chico César, Dominguinhos, Paulinho Moska, Zé Ricardo, Os Cariocas, Sandra de Sá, Nando Cordel, Erick Von Sohsten, Daniela Mercury e Altamiro Carrilho, dentre outros grandes nomes da música brasileira.

Lançou oito CDs,“Traficante de ilusões” (1993), “Renata Arruda” (1996), “Um do outro” (1999), “Por elas e outras” (2003), “Pegada” (2005), “Deixa” (2008), “Roda de samba” (2013) e “Marcas e sinais” (2014), que deu origem ao DVD homônimo, o segundo de sua carreira. Antes, ela tinha lançado o DVD “Pegada” (2005). Publicou o livro de poesias “Nua” (2016), que inclui CD e DVD, com participação de vários artistas.

Como compositora, tem parcerias com Mongol, Sandra de Sá, Maria Carmem Barbosa, Ana Terra, Lúcia Veríssimo, Bebeto Alves, Dannah Costa, Chico César, Zélia Duncan e outros artistas, e tem músicas gravadas por Ney Matogrosso (“Faço de tudo”), Sandra de Sá (“Nós” e “Faço de tudo”), Xuxa (“Preste atenção”, “Dança do sapinho”, “Rap da Xuxa” e “A borboleta”) e Zé Ricardo (“Sexta-feira” e “Gostava de ir”).

O projeto

O Pólvora Cultural faz parte do AnimaCentro, que tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora, Casarão 34 e Praça Antenor Navarro. No domingo (17) a atração do Pólvora Cultural será Sandra Belê,que fará um tributo a Elba Ramalho e Marinês.

Serviço:

Pólvora Cultural

10/6  |  16h  |  Centro Cultural Casa da Pólvora – Ladeira de São Francisco, s/n – Centro  | João Pessoa-PB  |  Gratuito

(Juneldo Moraes, da Secom-JP)