Repentistas de seis Estados fazem desafio no Severino Cabral

Repentistas de seis Estados fazem desafio no Severino Cabral

Eventos - 20, novembro, 2015

CG Festival de Repentes - Rogerio Menezes e Luciano Leonel -  161115CM13Doze violeiros de seis Estados nordestinos competirão pelo prêmio de melhor da região. O 9º Desafio Estado contra Estado será realizado neste sábado (21), a partir das 20h, no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande.

A competição tem um novo formato, que consiste no julgamento da permance individual do poeta e não da dupla, como era anteriormente.

A comissão julgadora é composta também por repentistas: Tião Lima, Aldacir de França, Miro Pereira, José Carlos do Pajeú, Jorge Macedo e Erasmo Ferreira. Na primeira etapa, a comissão tem de emitir sua avaliação e escolher, por ordem, os quatro primeiros colocados.

O poeta Iponax Vila Nova, organizador do festival, que é promovido pelo Clube do Repente, explica que na primeira etapa todos os competidores cantam. Neste momento, serão sorteados temas para sextilha e enviado um mote em sete sílabas para ser glosado.

Nesta fase, dos dez repentistas que se apresentam, apenas quatro se classificam. Na sequência, acontece a segunda etapa. O primeiro colocado enfrenta o quarto, o segundo compete contra o terceiro. Deste duelo, classificam-se dois para a finalíssima”, explicou.

Rogério Meneses, violeiro há 31 anos e vencedor do Desafio Estado contra Estado por dois anos (2012 e 2013), ressalta que o público da cantoria gosta de tradição, dispensando a modernização da musicalidade. “O público gosta do som da viola e da tradição do repente, da disputa nos versos”, disse o repentista, que representa a Paraíba junto com Gilmar de Oliveira.

 

Os competidores:

Rogério Meneses e Gilmar de Oliveira (PB)

Sebastião Dias e Zé Cardoso (RN)

Edvaldo Zuzu e Luciano Leonel (PE)

Paulo Pereira e Genaldo Pereira (CE)

Viturino Bezerra e Antônio Raimundo (PI)

Vem Vem e Rafael Neto (SE)

 

Ingressos:

R$ 30 (inteira)

R$ 15 (meia)

À venda na Banca do Orlando e no Bar do Genival (Campina Grande). Há pontos de venda também nas cidades de Boa Vista, Soledade e Remígio.