Revolta do público local escancara a privatização do ‘Maior São João do Mundo’

Revolta do público local escancara a privatização do ‘Maior São João do Mundo’

Eventos - 11, junho, 2023

O ‘Maior São João do Mundo’ chegou aos 40 anos privado, excludente, deslocado da cultura regional e caro para a imagem da cidade, que o abriga desde que o slogan que corre o planeta foi tão bem cunhado pelo então prefeito e poeta Ronaldo Cunha Lima.

A revolta popular, na noite do último sábado (10), na entrada do Parque do Povo, do público querendo entrar na festa e forçando a barreira policial até derrubá-la, foi documentada e ganhou as redes sociais.

Entregue este ano – após abertura de edital – a uma empresa cearense, o festival musical junino de Campina Grande tem colecionado pontos negativos desde a abertura no dia 3 de junho.

Uma dessas derrapadas foi a decisão da organização em reduzir o tempo de apresentação de Flávio José, um artista paraibano e de conteúdo genuinamente nordestino, para favorecer com mais tempo de palco o cantor de sertanejo Gusttavo Lima, hoje considerado o maior cachê no ranking desses eventos. A repercussão negativa foi imediata e nacional.

Agora, o festival dá mais uma prova de sua característica privada, denunciada pela força da turba que compareceu ao Parque do Povo e encontrou o acesso restringido.

Para os turistas, o conforto do agendamento

A própria Prefeitura de Campina Grande fez questão de publicizar a separação social ao divulgar que a sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a empresa Arte Produções, garante a entrada preferencial aos turistas no PP, “proporcionando uma experiência diferenciada aos visitantes”.

Enquanto o público de casa se acotovela para entrar num Parque do Povo isolado por muretas metálicas de alguns metros de altura, guias turísticos podem cadastrar seus grupos de turistas por meio de um formulário online.

Para ter essa comodidade, que é negada ao marador da cidade, o visitante informará o horário previsto de chegada ao Parque do Povo, e assim terá seu nome numa lista que aguardará na portaria

“Uma ação especial para os turistas que visitam a cidade durante O Maior São João do Mundo”, ou seja, trata-se da entrada preferencial para turistas no Parque do Povo, proporcionando uma experiência diferenciada aos visitantes.

Segundo a Prefeitura de Campina, “(…) essa iniciativa visa agilizar o processo de entrada e proporcionar maior comodidade aos visitantes, permitindo que desfrutem com mais conforto do São João de Campina Grande”.

A entrada especial para turistas fica na Rua João Moura, com acesso direto e facilitado.

(Da Redação)