RN vence 10º Desafio Repente Estado x Estado

RN vence 10º Desafio Repente Estado x Estado

Eventos - 12, novembro, 2016

 

O poeta cantador do Rio Grande do Norte Raulino Silva foi o vencedor do 10º Desafio Estado x Estado. O evento reuniu no Teatro Municipal, em Campina Grande, cantadores da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Pernambuco.

Com o teatro lotado – muita gente não conseguiu mais ingresso e ficou do lado de fora – os dez poetas foram submetidos a sorteio para definir as duplas das eliminatórias, em que o formato da cantoria foi a sextilha em mote (com cinco minutos). Nessa fase, a pontuação foi individual.

Participaram os artistas paraibanos Rogério Menezes, João Lourenço e Raimundo Caetano (já venceu 3 vezes); Sebastião Dias (RN), prefeito eleito de Tabira (já venceu uma vez); Raullino Silva (RN), que já venceu uma vez; o pernambucano de Caruaru, residindo em Campina Grande, Ivanildo Vilanova (venceu as duas primeiras edições); os pernambucanos Luciano Leonel e Hipólito Moura; Acrisio de França (CE) e Gilberto Alves (AL).

A apresentação do evento ficou sob a responsabilidade do poeta Iponax Vila Nova. A decoração do teatro teve como tema a vaquejada, mote que, inclusive, embalou alguns repentes.

A comissão julgadora, formada pelos repentistas Tião Lima, Miro Pereira, Edezel Pereira, Espingarda do Cordel, Jorge Macedo e Erasmo Ferreira, pontuaram os participantes e fizeram com que quatro avançassem à semifinal.

Nessa fase, o primeiro colocado enfrentou o quarto e o segundo enfrentou o terceiro. As semifinais ficaram assim:

Ivanildo Vilanova (81,6 pts) x  Ivan Moura (79 pts)

Raulino Silva (81,5 pts) x Raimundo Caetano (80,2 pts)

Vilanova, que foi o primeiro colocado na fase eliminatória, foi superado por Ivan Moura na semifinal, enquanto Raulino venceu Raimundo.

Na final, Raulino manteve a regularidade e superou seu oponente, conquistando o título do Desafio Estado x Estado pela segunda vez.

 

(Reportagem de Snides Caldas)