‘Rojão’ chega para marcar dez anos de carreira e personalidade d’Os Fulano

‘Rojão’ chega para marcar dez anos de carreira e personalidade d’Os Fulano

Música - 2, maio, 2023

Os Fulano lança nesta quinta-feira (4) seu primeiro álbum, comemorando a primeira década de carreira, ao longo da qual construiu dois EPs, trêns singles e clipes.

O novo trabalho é composto por 8 músicas autorais, cada uma enriquecida com o seu próprio clipe. Segundo a própria banda, essa série foi gravada tendo como ambientes “cenários emblemáticos” escolhidos pelas ruas de João Pessoa.

‘Rojão’ é o “álbum visual” dos Fulanos, um título que já reafirma o caminho trilhado e a personalidade forrozística da banda.

Conceito

Em seu texto de apresentação, distribuído com a imprensa, o grupo define: “O conceito geral de ‘Rojão’ parte principalmente da ideia de celebração, de uma sonoridade que ganha o vento e convida para um especial momento, além da conexão com as belezas do universo dos tradicionais festejos juninos no nordeste brasileiro. Na Paraíba, existe uma expressão (muito utilizada pelos músicos da banda) que diz: “É rojão, visse?!” – implicando a ideia de que algo é ‘pesado’”.

O quase hino regional ‘Forró Pesado’, do Trio Nordestino, serviu de inspiração ao grupo paraibano para passar a mensagem de que tem em ‘Rojão’ uma música nordestinamente vigorosa: “‘Rojão’ é um chamamento do grupo para a festa, a roda, a memória, a alegria e a força sempre presente nos bailes de forró”.

Coletivos sociais + resistência

O objetivo de gravar as músicas ao vivo em estúdio foi o de “imprimir uma temperatura mais próxima dos bailes e evidenciar a naturalidade do encontro de cada membro da trupe”.

“As músicas do álbum tratam sobre a ideia da força dos coletivos sociais, a grandeza da mulher e a maternidade, as distâncias e a saudade, os encontros, desencontros e as características dos relacionamentos amorosos, imagens e situações dos bailes de forró e a liberdade e a poesia subjetiva contida no olhar e imaginário do povo nordestino”.

Entre os oito cenários escolhidos para os clipes estão Centro Histórico, Rodoviária, Estação de Trem, Mercado Público Central, Praça da Paz, Bar do Baiano no bairro dos Bancários, lugares presentes na memória afetiva do grupo durante a carreira. Lugares que também, de alguma forma, simbolizavam a construção poética das canções.

Forró litorâneo

A banda reafirma o respeito e reverêcia à história do forró dos interiores nordestinos, mas revela um desejo “muito grande” de colocar em sua música “uma Paraíba mais urbana/litorânea para a história do forró brasileiro. A fim de construir uma imagem cada vez mais diversa e multicultural para a música regional, herança de grandes mestras e mestres”.

Ainda sobre o vídeo, o grupo percebeu que ainda não é tão comum no universo do forró pé-de-serra o uso de Álbum visual e enxergou uma possibilidade muito potente de ilustrar suas poesias.

‘Rojão’ estará disponível em formato de álbum visual e apenas áudio (ao vivo em estúdio) nas principais plataformas de streaming nas redes da banda Os Fulano (@osfulano) a partir do dia 4 de maio. “É um convite para a dança, poesia, ao senso coletivo, a brincadeira, as identidades, e principalmente a celebração da cultura popular nordestina”.

(Da Redação, com informações da banda | Fotos: divulgação)