‘Rubacão da Socorro’ põe fogo na Vila e no PP neste sábado

‘Rubacão da Socorro’ põe fogo na Vila e no PP neste sábado

Eventos - 3, março, 2017

 

Campina Grande ainda tem carnaval neste sábado (4). Quem vai esquentar a pista é o festejado – e muito esperado – Bloco Rubacão da Socorro. A concentração começa ao meio-dia na Vila do Artesão, tendo como atrações Carlos Perê e o grupo de percussão Maracagrande.

A cantora Gitana Pimentel comandará o arrastão com frevos e marchas carnavalescas no percurso que começa na Vila e segue até o Parque do Povo, onde o bloco se dispersa. Antes disso, Gitana entrega ‘o pacote’ à banda Forró de Campina e Biliu de Campina, que continuam a festa até a noite.

A despedida do carnaval, então, se torna uma festival recepção à próxima festa da cidade, que nada menos que o ‘Maior São João do Mundo’.

Em seu quinto ano, o bloco mostra que está crescendo pela mobilização que tem provocado na cidade desde as semanas que antecederam o carnaval tradicional, quando levas de Campinenses deixam a cidade em busca do litoral paraibano e de outros Estados.

O Rubacão da Socorro tem também essa função de aglutinar os foliões que estão de volta à cidade e mobilizá-los em torno dos valores e da iniciativa artística local. O homenageado deste ano será Nicodemos Passo, que estará presente na folia.

Camisas

Elas estão à venda ao preço de R$ 20 e podem ser adquiridas na Praça de Alimentação da Vila do Artesão, no Bar do Nilson, com a Companhia Raízes e membros da diretoria do bloco. A entrega é imediata. Este ano também foi realizada a segunda edição da prévia bloco, o ‘Baile Rubacanesco’

Roteiro

12h – Concentração com Maracagrande e Carlos Perê na Vila do Artesão

16h – O bloco sai da Vila do Artesão com Gitana Pimentel no trio elétrico e segue até o Parque do Povo

19h – Dispersão no Parque do Povo com Forró Campina e participação especial de Biliu

O bloco

Dona socorro existe e seu delicioso rubacão, também. O que uniu os termos para dar vida a um bloco foi um momento de altíssimo astral após anos de parceria: num sábado pós-carnaval, os integrantes do Grupo Raízes – que tem uma trajetória de 22 anos expressando e espalhando a cultural regional – tiveram a ideia de transformar aquele encontro já tradicional no bloco.

Naquele momento, há cinco anos, o bloco rompeu o limite da casa onde se encontravam esses amigos e caiu no frevo no meio da rua, arrastando foliões. Desde então, o bloco tomou corpo e hoje é uma referência no pós-carnaval campinense.

No ano passado, foram mais de mil foliões que se renderam às marchinhas, axé e samba, comandados por Gitana Pimentel, desfilando às margens do Açude Velho, culminando num grande Arraial, anunciando os festejos Juninos, ao som da banda Forró Campina e Carlos Perê.

Dona Socorro

A enfermeira Socorro Castro, uma incentivadora da arte e da cultura campinense, tem uma maneira peculiar e carinhosa de estimular os artistas da terra. Ela sempre está presente nas apresentações artísticas, vibra com as conquistas e, em datas especiais, oferece o seu manjar em forma de rubacão.

Alegria e mobilização

No texto de apresentação, os organizadores do bloco deixam claro a intenção de aglutinar, fortalecer e disseminar as expressões culturais da cidade:

“E como somos muito metidos, certos do nosso poder, dizemos que fazemos a primeira prévia d´O Maior São João do Mundo. Certos de que você, como nós, amamos Campina Grande e acreditamos no potencial empreendedor desta cidade, viemos lhe convidar para participar deste nosso projeto, apoiando e patrocinando a essência do campinense. Uma coisa garantimos, a sua marca vai estar associada à Cultura, à Alegria e à Descontração. Vem que o Bloco da Socorro quer você nesta folia!!!”

Na direção do bloco atualmente estão Ronildo Cabral, Inaldete de Paula, Juliane Cassia, Eduardo Neiva, Andrezza Castro (filha da dona Socorro), Joana Marques, Sérgio Nascimento e Júlio Cesar.

 

(Da Redação)