‘Rubacão’ em dificuldades, espera ajuda para desfilar

‘Rubacão’ em dificuldades, espera ajuda para desfilar

Eventos - 15, janeiro, 2019

 

Um evento que ocorrerá na tarde desta quarta-feira (16), promovido pela Prefeitura de Campina Grande, marcará a apresentação da programação do pré e pós carnaval da cidade.

O lançamento do ‘Campina Folia 2019’ vai inaugurar uma exposição de estandartes que conta a história do carnaval campinense. O Rubacão da Socorro foi convidado para participar com seu estandarte e um boneco.

Na verdade, Campina realiza um pré-carnaval, que este ano começará dia 16 de fevereiro, e um pós-carnaval, que se encerrará em 9 de março.

O ‘Rubacão’

Embora a pauta distribuída pela Codecom-PMCG não tenha informado sobre o anúncio, durante o evento, de uma esperada ajuda financeira – e se haverá essa ajuda – o lançamento se reveste de expectativas. A direção do Rubacão, por exemplo, alimenta a possibilidade de ser ajudada de alguma forma.

Como no ano passado, o bloco enfrenta dificuldades. A principal são dívidas que foram se acumulando com desfiles dos anos anteriores. Patrocínios são difíceis de conseguir, embora o bloco – como os demais – deem uma contribuição importante ao turismo e à manutenção da arte carnavalesca de rua.

O organizador e atual presidente do bloco, Ronildo Cabral, disse que o projeto 2019 já foi apresentado a várias empresas locais, mas ainda não houve retorno. Ele lamenta: “Temos o propósito de manter a cultura carnavalesca e isso ajuda no turismo, fazemos homenagens a carnavalescos campinenses, como Eneida Maracajá, Raimundo Formiga, Fatinha Ribeiro, Nicodemus do Passo (in memoriam) e Antônio Nunes, o que garante uma memória importante dessas figuras e suas ações, além de trazermos opção de divertimento e comércio”.

Os ativistas culturais Ronildo Cabral (coordenador da Cia Raízes e do Bloco Rubacão da Socorro), e Cândido Freire (artista plástico e presidente do Bloco Jacaré do Açude Velho) / Foto: Snides Caldas

Ele lembra parceiros, como a cantora Gitana Pimentel, que reduz muito os custos de sua apresentação e dos músicos para garantir a boa trilha sonora levada aos foliões, Sérgio Nascimento (desde o princípio responsável pelos estandartes) e Corrinha dos Bonecos, que imortalizou Dona Socorro, personagem que deu a ideia e vida ao bloco. Outro que tem ajudado é o artista Capilé, com seu trio elétrico.

“Temos a possibilidade de ajuda da Prefeitura, e ela será muito bem vida. Precisos fazer face a essas dívidas, do contrário não teremos como desfilar este ano”, afirma Ronildo. Para arrecadar, o bloco promove a prévia ‘Baile Rubanesco’, cuja a data não foi anunciada, e vende camisetas, embora não haja cordão de isolamento no desfile. “São maneiras de termos algum dinheiro para fazer frente aos custo”, justifica Ronildo Cabral.

A história

O rubacão – um prato nordestino que une arroz, feijão e queijo – também deu liga ao bloco. E juntou a dona Socorro, uma auxiliar de enfermagem e o grupo cultural Companhia Raízes. Num sábado de carnaval, na casa dela, a euforia transbordou e foi às ruas improvisadamente, mas de maneira tão espontânea que solidificou a ideia do bloco.

A programação até agora é:

Pré-Carnaval

Bloco da Saudade: O bloco fará a abertura do carnaval desfilando no dia 16 de fevereiro (sábado) no centro da cidade. A concentração da troça carnavalesca acontecerá na rua Getúlio Vargas, às 14h, com saída prevista às 19h, e término às 21h. O evento aguarda 12 mil pessoas.

Baile Verde e Branco: anualmente é super contagiado pelo ritmo baiano. Comandado pelo grupo Axé 90 Graus, o evento dará início às 13h do dia 17 de fevereiro. A festa também contará com shows da Orquestra Omega e Banda Palov.

Bloco Foliões de Ferro: O bloco Foliões de Ferro sairá pelas ruas do centro de Campina Grande, especificamente da Rui Barbosa, às 16h, findando às 20h, do dia 23 de fevereiro. São aguardadas 2 mil pessoas.

Bloco Cabeça de Dindin: O bloco promete esquentar as ruas do bairro Santa Rosa na terça-feira, dia 26 de fevereiro. O evento espera atrair 2 mil pessoas em sua quarta edição. O Cabeça de Dindin 2019 iniciará às 14h, saindo da rua Manoel Porto.

Bloco do Beguinha: Com sua primeira atração confirmada, o cantor Henrique do Vale, o Bloco do Beguinha espera 5 mil pessoas no seu dia de festa. O percurso conta com 4h de animação, acontecendo entre 20h e meia noite. Outra aração é esperada vindo do estado de Pernambuco.

Bloco Fuzarcas do Gordo: O Fuzarcas está programado de acordo com a prefeitura para sair no mês de fevereiro, porém, ainda não tem data definida. O evento comemorará sua décima edição, esperando arrastar mais de 3 mil foliões.

Carnaval

Bloco Jacaré do Açude: O evento estará comemorando sua nona edição em 2o19, especificamente no dia 05 de março, saindo às 14h, e findando às 22h. As atrações que irão comandar a festa ainda não foram confirmadas. Considerado um dos maiores blocos de Campina Grande, o Jacaré do Açude espera cerca de 25 mil pessoas para este ano.

Pós-Carnaval

Bloco Rubacão da Socorro: Saindo no dia 9 de março, no sábado depois de carnaval, o bloco comemorará sua sétima edição. A concentração do evento está marcada para as 13h, com saída da Villa do Artesão prevista para as 14h, findando às 22h. A troça de carnaval Rubacão da Socorro aguarda mais de 5 mil pessoas. (Pré-programação divulgada pelo site Confira +)

Serviço:

16/1  |  15h30  |  Partage Shopping (em frente ao Café São Braz)

 

(Da Redação)