‘Rubacão’ vai para avenida com Gitana, Perê e Forró Campina

‘Rubacão’ vai para avenida com Gitana, Perê e Forró Campina

Eventos - 16, fevereiro, 2018

 

Acabou no resto do país, mas em Campina Grande a folia segue neste final de semana. A cidade terá mais uma vez seu tradicional pós-Carnaval, a começar neste sábado (17) com o esperado bloco Rubacão da Socorro, que mistura frevo e forró no que pode ser considerado o evento que inicia a contagem regressiva para o período junino.

Nesse sexto ano de desfile, o bloco espera levar à avenida 7 mil foliões. No início deste mês, o 3º Baile Rubacanesco lotou o salão da AABB, com muitas fantasias e as atrações Sandra Belê, Tony Dumond e Coroné Grilo.

Concentração do bloco em 2017, na Vila do Artesão / Foto: Snides Caldas-Festar Muito

Vem crescendo

O bloco desfilou pela primeira vez em 2013, quando, sem abadás, conseguiu atrair 300 foliões. No ano seguinte, foram colocados à venda 150 abadás e o desfile contou com 700 foliões. Ano a ano, o sucesso foi aumentando: em 2015 foram 300 abadás e 3 mil foliões; em 2016, 3,5 mil foliões e 500 abadás; no ano passado, mil abadás e 5 mil foliões.

Quem comanda a folia

Gitana Pimentel, Carlos Perê, Forró Campina, Coqueiro Alto, JB do Coco e Coletivo Tirinete serão as atrações do desfile, que neste ano pôs à venda 2 mil camisas. Cada uma custa R$ 25, dinheiro que será usado para cobrir custos do desfile.

As camisas estão sendo vendidas no Bar do Nilson (próximo à Pirâmide do Parque do Povo), no Paraíba de Prêmios na Rua Treze de Maio; na Banca de Wellington do Queijo (Calçadão da Venâncio Neiva) e na Vila do Artesão.

O repertório começará com marchinhas e frevos de carnaval, seguindo um percurso que termina na área mais conhecida de Campina Grande – o Parque do Povo – com um grande ‘arraial de carnaval’, onde se misturam os ritmos da folia com os esperados acordes sonoros de São João.

A história

O rubacão – um prato nordestino que une arroz, feijão e queijo – também deu liga ao bloco. E juntou a dona Socorro, uma auxiliar de enfermagem e o grupo cultural Companhia Raízes. Num sábado de carnaval, na casa dela, a euforia transbordou e foi às ruas improvisadamente, mas de maneira tão espontânea que solidificou a ideia do bloco.

Serviço:

Desfile Oficial Bloco Rubacão da Socorro

Atrações: Gitana Pimentel, Carlos Perê, Forró Campina, Coqueiro Alto; JB do Coco e Coletivo Tirinete

17/2 | Concentração: 13h | Vila do Artesão – Av. Almeida Barreto – São José – Campina Grande-PB

(Da Redação)