Sai a programação do ‘Quadrinhos Intuados’

Sai a programação do ‘Quadrinhos Intuados’

Eventos - 8, agosto, 2019

 

Divulgada na manhã desta quinta-feira (8), a programação do Quadrinhos Intuados 2019 vai ter exposição, oficina, feira, debate e exibição de filmes. O evento integra o festival Agosto das Letras e se realizará nos dias 16, 17 e 18 deste mês, na Gibiteca Henfil, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa.

André Dib

A exposição ‘A Jornada de um Herói – Trajetória de 40 anos de Quadrinhos de Mike Deodato’ abre a programação às 18h do dia 16. Sob curadoria de Paloma Diniz, a mostra poderá ser vista até o dia 31 de agosto.

Paloma Diniz

Nos sábado e domingo (17 e 18), das 9h ao meio-dia, tem a oficina ‘Histórias em Quadrinhos – da Ideia à Publicação’, com o quadrinista baiano Hugo Canuto. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Gibiteca Henfil ou através do e-mail funesc.quadrinhos@gmail.com.

No programa de debates tem um bate-papo com Mike Deodato (PB) e Hugo Canuto (BA), sob mediação de Paloma Diniz, no sábado às 15h; no domingo no mesmo horário, outro bate-papo com os artistas Raoni Assis e Shiko, sob mediação de Daslei Ribeiro, sobre adaptação de mídias para quadrinhos.

Mike Deodato

Hugo Canuto

O evento inclui uma grande feira de quadrinhos realizada pela Comic House, a ‘Top, Top!’, que ficará aberta à visitação sábado e domingo, das 14h às 20h30.

A Mostra Cinema e Quadrinhos

Composta por uma retrospectiva de curtas e uma sessão especial de longa-metragem, a Mostra Cinema e Quadrinhos, com curadoria de André Dib, busca refletir a diversidade estética e temática provocadas pela relação entre cinema e quadrinhos.

Filmes de diferentes modalidades (ficção, documentário), técnicas (live action, animação), origens e épocas formam assim um panorama da produção brasileira dos últimos dez anos.

‘Cidade dos Piratas’

No sábado à noite, a partir das 19h, no Cine Banguê a programação terá uma sessão especial do longa ‘Cidade dos Piratas’ (RS, 2018), de Otto Guerra (sessão seguida de debate com o diretor).

Essa ficção gaúcha com 80 minutos de duração é baseada na vida e obra da cartunista Laerte Coutinho. A sinopse é a seguinte: um diretor de cinema se vê diante de uma situação complexa no meio da produção de seu longa.

Angeli

O autor da história passa a negar os Piratas do Tietê, personagens principais da trama já quase pronta. Em uma tentativa desesperada de salvar sua produtora e terminar o filme, ele decide contar seu drama, criando um labirinto caótico entre a ficção e a vida real.

Otto Guerra

Retrospectiva de Curtas

No domingo, a partir das 19h, acontece a Retrospectiva de Curtas. Na lista, ‘O consertador de coisas miúdas’ (PE, 2017, Marcos Buccini), ‘A guerra dos gibis’ (SP, 2012, Thiago B. Mendonça e Rafael Terpins), ‘Dossiê Rê Bordosa (SP, 2008, César Cabral), ‘Angeli 24h’ (SP, 2010, Beth Formaggini) e a ‘A vida plural de Layka’ (PE, 2012, Neco Tabosa).

A mostra também prevê debate com os realizadores do trabalho ainda em andamento ‘O azul indiferente do céu’ (PB, Shiko e Carlos Dowling), a ser lançado em 2020.

Shiko

(Da Redação, com informações da Secom-PB)