Sandrinho Dupan dá oficina na Europa sobre ritmos nordestinos

Sandrinho Dupan dá oficina na Europa sobre ritmos nordestinos

Música - 18, novembro, 2016

 

Músicos paraibanos estão em alta em turnês pela Europa. Assim como Roninho do Acordeon, que inicia agenda de shows nesta sexta-feira (18) em Zurique (Suíça), Sandrinho Dupan participa do evento – o 2º Forró Fest Zürich – ministrando oficinas sobre ritmos nordestinos.

“Na verdade, vim com essa função e, aproveitando o embalo, vou tocar com Roninho”, explicou Dupan, em conversa via internet com o repórter Snides Caldas.

sandrinho-2

Parte do material preparado para as oficinas sobre ritmos nordestinos

As oficinas também serão ministradas em Freiburg (Alemanha) e incluirão forró, xote, baião, xaxado e arrasta-pé, afirma Dupan, que está na Europa representando o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), também conhecido como Musei dos Três Pandeiros, por causa da sua forma desenhada pelo escritório do mestre Oscar Niemeyer.

sandrinho-1

Roninho e Dupan em apresentação no MAPP / Foto: Snides Caldas

Sandrinho Dupan contou que produtores suíços conheceram o MAPP e gostaram da proposta cultural: “Eles estiveram lá no São João. Trocamos contatos e surgiu o convite. Perguntaram se seria possível uma oficina, fizeram ofício e a universidade apoiou”.

Forró forte na Suíça

Sandrinho conta que existe um movimento bem forte que estimula e pesquisa o forró pé de serra. Há em Zurique uma instituição que se chama Forró Vem Vem, que leva à Europa artistas que fazem o forró tradicional.

Quem está á frente dessa instituição a cearense filha de europeus Rovena Moura, que é produtora. “O fato é que morei três anos na Alemanha e falo um pouco de alemão. Isso aumentou o interesse pelas oficinas”, revela Dupan.

Ele disse que, além do workshop sobre ritmos nordestinos, será promovida uma roda de conversa sobre a história do forró.

(Da Redação)