Santa Luzia fará até casamento matuto online

Santa Luzia fará até casamento matuto online

Eventos - 14, junho, 2020

 

Essa coisa acontece desde 1942, o que por si só garante ao evento uma tradição incontestável. Estamos falando do São João das Famílias de Santa Luzia, cidade do Sertão paraibano (262 km da Capital João Pessoa) que, como o nome diz, é organizado pela própria população: os grupos familiares constroem provisoriamente arraiais nas calçadas diante de suas casas e nos sítios, e a cidade se transforma num grande arraial formado por microproduções familiares.

O resultado disso é um retalho de cores, sons e muita comida – um imenso restaurante de pratos nordestinos típicos da época junina.

São mais de 60 arraiais – até loja faz o seu. Fica assim: durante o dia, os sítios comandam a festa, usando de seu charme rural para dar paisagem ainda mais genuína ao evento; à noite, os arraiais familiares da área urbana assumem a animação, tendo como ponto central a Praça da Matriz, que integra o Centro Histórico de Santa Luzia, isso desde 2007.

Bem, foi assim que ocorreu até o ano passado. Em 2020, a pandemia da Covid-19, mudou os planos do mundo inteiro, o que não seria diferente no Sertão.

Assim, respeitando as recomendações de isolamento social na tentativa de conter a disseminação do vírus, a grande festa de São João de Santa Luzia será no formato online, o que tem ocorrido com os demais eventos país a fora.

Esforço para não perder a característica

O ‘São João das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia’ recorre aos costumes dos compadres de organizar festas familiares e dividirem o clima com seus vizinhos. É uma espécie de disputa salutar e sem pretensões de vitória, uma ação comunitária imbuída do propósito de recriar, a cada ano, a festa junina de uma maneira mais genuína possível.

É sem dúvida, o melhor produto junino que a Paraíba tem hoje, do ponto de vista da tradição e do real sentido do São João. Em termos de tamanho, não é possível compará-lo com o que ocorre em Campina Grande, cujo marketing é de ter o ‘Maior São João do Mundo’, mas é no conteúdo que a festa de Santa Luzia é mais forte que a da Serra da Borborema, que sofre alienação musical há anos.

A maior entusiasta desse evento e de seu formato é Regina Medeiros, gestora de turismo do Sebrae-PB, filha da terra e presidente da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura). “O nosso São João é considerado um dos mais tradicionais, porque tem o pertencimento e o protagonismo da comunidade”, explica.

Nesta edição online, os organizadores vão trabalhar muito para manter o clima. Segundo Regina, durante as lives serão exibidos vídeos produzidos pelas próprias famílias: “Vamos mostrar coisas interessantes e festivas, próprias dessa época: mexendo canjica, dançando forró, apresentando a própria família, tomando uma cerveja, contando um causo. Vamos decorar nosso arraial em cada casa e nos vestir a caráter. Fazer vídeos como acharmos interessante, de forma que haja celebração e alegria como acontece em Santa Luzia no São João presencial”, detalha.

O esforço para manter o clima via telinha será tanto que a organização promete realizar um casamento matuto usando da tecnologia do Zoom Google Meets, programa que permite transmissão com várias telas e personagens em tempo real.

Ao final de tudo, será produzido um vídeo com o conteúdo do São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia Digital.

“É possível, sim, se alegrar no digital e deixar todos com aquele gostinho de quero mais”, aposta Regina Medeiros, que já ‘carrega as baterias’ para o próximo ano: “Em 2021, fé em Deus todos juntos no São João Tradição mais autêntico, mais animado, onde as pessoas da comunidade e turistas são protagonistas dessa brincadeira junina que acontece dia e noite, noite e dia, em Santa Luzia”.

Onde será exibido

O ‘São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia’ será transmitido pelo YouTube (aqui) e também será possível acompanhar pelo Instagram @saojoaotradicaodesantaluzia

A programação de lives

20/6 – 17h a 20h

Geová do Acordeon

21/6 – 17h a 20h

Titico do Acordeon

22/6 – 17h a 20h

Santino Braz e os 3 do Forró

Ação social

Durante as Lives será possível doar qualquer valor para o Trio Pé de Serra, através do QR Code que ficará exibido em tela, e doar cestas básicas para o Albergue Casa de Lázaro – uma iniciativa de Aurimar Ferreira Medeiros.

Os organizadores criaram um grupo de WhatsApp para gerenciar e compartilhar o trabalho de organização, assim como coordenar uma produção de vídeos pequenos (1 minuto) para postagem no Instagram e no Youtube. A previsão é de que até o evento e durante as lives sejam postados cerca de 100 vídeos.

(José Carlos dos Anjos Wallach)