Seminário da Dança tem espetáculos de balé, quadrilha e samba

Seminário da Dança tem espetáculos de balé, quadrilha e samba

Dança - 28, abril, 2022

Um seminário que une atividade presencial e participação remota marcarão, nesta sexta-feira (29), em Campina Grande, o Dia Internacional da Dança. O Seminário Midiático de Dança, promovido pelo Prefeitura Municipal, acontecerá no Teatro Severino Cabral, com a participação de agentes culturais desse segmento.

Com o tema ‘O processo criativo e a multiplicidade dos corpos’, esta será a segunda edição do seminário.

No palco estarão nomes da dança de Campina Grande, a exemplo de Daniel Araújo, Flauber Gorgônio, Rosilene Gorgônio, Romero Mota, Nuance do Vale, Teberge Bezerra, Kaliuma Soares, Rodrigo de Araújo, Rita Franco e Joelder Grismino.

Além disso, de forma remota, o evento contará com a participação dos bailarinos Paulo Xavier e Raquel Fley, ambos do Festival de Dança de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

“O Seminário Midiático da Dança foi pensado pela perspectiva de construção do fazer artístico. A dança é a mais antiga manifestação cultural da humanidade. É ela que nós celebraremos neste dia, com participações de grandes nomes da dança nacional. Será um momento único, repleto de arte e, acima de tudo, muito conhecimento a partir das vivências de cada um que estará presente no palco ou de forma de remota”, afirmou Giseli Sampaio, secretária de Cultura de Campina Grande.

As apresentações começarão às 19h e terão espetáculos de balé clássico, danças populares, dança contemporânea, tribal e samba.

Grupos

Caetés

Tropeiros da Borborema

Andreza Rodrigues

Balé Cidade de Campina Grande

Quadrilha Mistura Gostosa

Quadrilha Moleka 100 Vergonha

Vagner Gomes

Ana Cecília

A data

Foi criada em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Para além da homenagem, o dia 29 de abril propõe aos artistas contemporâneos uma profunda reflexão sobre o fazer artístico e, desta forma, se torna um dia que busca a valorização da diversidade que a dança proporciona, realçando as suas especificidades e reafirmando o entrelaçamento de suas linguagens.

O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), que foi mestre do balé francês. Noverre foi bailarino, professor de balé e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre dança mais importantes da história: Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

No Brasil, a data também está associada a uma personalidade brasileira de grande relevância no balé. Trata-se de Marika Gidali, co-fundadora do Ballet Stagium, em São Paulo, que nasceu na mesma data.

(Da Redação, com informações da Codecom-PMCG)