Sensibilidade e poesia em exposições fotográficas e de artes plásticas

Sensibilidade e poesia em exposições fotográficas e de artes plásticas

Eventos - 16, setembro, 2016

 

O público tem até este domingo (18) para ver a exposição ‘Áfricas’, do fotografo italiano Alberto Banal, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 10h às 19h.

‘África’ é resultado de pesquisas e viagens ao país. Desde 2004, o profissional tem estreita ligação com a cultura quilombola. A partir de estudos sobre o tema, Alberto Banal viajou à África, onde percorreu seis países: Argélia, Marrocos, Etiópia, Zâmbia, Gana e Senegal.

A exposição é dividida em três seções temáticas. A parte biográfica dedicada à linha do tempo do continente, como migração da humanidade para o local, descobrimento, explorações, escravidão, guerras e conflitos.

A parte fotográfica traz 305 fotografias de 14 países. Além de fotos próprias, a exposição conta com fotografias de 36 fotógrafos de vários continentes.

A terceira parte é literária e reúne elementos bibliográficos. Nesta parte há 180 livros de 53 autores africanos e cinco banners explicativos sobre: grupos étnicos linguísticos, línguas oficiais, taxa de alfabetização, escritores lusófonos, escritores francófonos e anglófilos.

Outras exposiçõesexposicao-fotos1

A exposição ‘Transmutação’ permanece em cartaz no primeiro pavimento da Torre Mirante, ainda sem data de encerrameto. A exposição é de autoria da artista plástica Raisse Herculano. O visitante vai encontrar obras em cerâmica e pinturas.

Outra exposição ainda em cartaz é a do fotojornalista Rizemberg Felipe. A exposição é fruto de viagens feitas à Índia, Nepal, Peru e Cuba. Ela está no primeiro pavimento da Torre Mirante com 36 fotografias coloridas que medem 63 por 40 centímetros. “Sempre digo que as fotos são para inspirar pessoas”, comentou Rizemberg ao ser perguntado sobre a experiência de viajar para tantos lugares.

Mais uma exposição é ‘A Paraíba que vimos: do Litoral ao Sertão em 90 fotografias’ do grupo de fotógrafos amadores e profissionais ‘ParaiBando’ A exposição fotográfica deve permanecer em cartaz até o final de setembro. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 19h. Com gratuita ao público de todas as idades.

A coletiva apresenta os encantos de 35 cidades da Paraíba, revelando aspectos da cultura e meio ambiente. São 90 fotografias em preto e branco e coloridas em tamanhos variados, com imagens do Litoral ao Sertão.

 

(Informações da Secom-JP)