‘Sextas Musicais’ homenageia Os 3 do Nordeste no MAPP

‘Sextas Musicais’ homenageia Os 3 do Nordeste no MAPP

Eventos - 16, dezembro, 2016

 

O grupo paraibano Os 3 do Nordeste será homenageado na noite desta sexta-feira (16) em mais uma edição do Projeto Sextas Musicais, que a Universidade Estadual da Paraíba realiza uma vez ao mês no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP).

Neste ano, dois fatos marcantes para o grupo: o trio completou 45 anos de carreira e perdeu o último dos componentes da primeira formação, Carlos Albuquerque de Melo, o zabumbeiro Parafuso, que faleceu na Europa logo após o primeiro show de uma turnê em outubro.

Por esse motivo, esta edição do ‘Sextas Musicais’ deverá ser um tanto emotiva. Sobretudo porque essa homenagem havia sido planejada antes do início da turnê européia.

Como será

O programa começa às 19h e deve atrair muitos artistas, amigos e fãs dos 3 do Nordeste, além da família de Parafuso. Na oportunidade será lançado o cordel ‘Os Três do Nordeste – de Zé Pacheco a Parafuso’, que faz homenagem às quatro décadas e meia do grupo.

O compositor e músico Roberto Moraes, autor do cordel, falará no lançamento da obra e, em seguida, o radialista Oscar Neto (que encarna o personagem Coroné Grilo) declamará versos do livreto.

O bate-papo musical, formato que caracteriza o projeto, começa logo na sequência: o vocalista Deda, o sanfoneiro Hedran e o zabumbeiro Luiz Carlos, filho de Parafuso, responderão perguntas e lembrarão passagens da história do grupo.

A apresentação ficará sob a responsabilidade do músico Sandrinho Dupan, coordenador do Sextas Musicais. Esse projeto tem o objetivo de formatar um arquivo audiovisual dos artistas paraibanos para compor o acervo do MAPP.

Durante a homenagem haverá apresentação da Zabumbaiada Parafuso. Criado por Roberto Moraes em homenagem ao músico falecido, o grupo é formado por oito zabumbeiros, um sanfoneiro e trianguista. Sandrinho regerá a apresentação da Zabumbaiada.

 

(Da Redação)