Sinfônica Jovem apresenta ópera e música brasileira

Sinfônica Jovem apresenta ópera e música brasileira

Música - 4, outubro, 2022

A música “Dança Brasileira”, de autoria do paulista Camargo Guarnieri, vai abrir o 5º Concerto Oficial da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que acontece nesta quinta-feira, 6 de outubro, com regência do maestro Luiz Carlos Durier. O concerto, que contará com um repertório que inclui obras dos compositores franceses Camille Saint-Saens e Leo Delibes, terá como solista o violinista Joilton Ferreira Freire.

A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é gratuita, mas o acesso ao concerto será por meio de ingresso que deve ser retirado na bilheteria a partir das 19h.

Logo após “Dança Brasileira”, de Mozart Camargo Guarnieri, serão executadas duas composições do francês Camille Saint-Saens: “Romance para Violino e Orquestra, Op. 48”, com participação especial do violinista Joilton Ferreira Freire, e “Oriente e Ocidente, Op. 25”.

Em seguida, os jovens da orquestra paraibana vão tocar uma música do também francês Leo Delibes. Será o ballet de “Lakme”, ópera em três atos que conta uma história que se passa na Índia, durante o período do domínio britânico.

A obra do finlandês Jean Sibelius, um dos mais populares compositores do fim do Século XIX e início do Século XX, também estará presente nesse concerto. De sua autoria, serão executadas “Karélia – Abertura para Orquestra, Op. 10”, e “Karélia – Suíte para Orquestra Op. 11”. Para encerrar o concerto, foi escolhida a música “The Bamboula – Dança Rapsódica, Op. 75”. do compositor britânico Samuel Colleridge-Taylor.

“Nós estamos muito felizes com a volta dos concertos na Sala Maestro José Siqueira e temos a expectativa de casa cheia para apreciar um programa muito bonito, muito tranquilo e que vai ser bastante divertido e, principalmente, emocionante”, disse Luiz Carlos Durier.

Para o maestro, o concerto desta quinta-feira terá dois momentos importantes. “Um deles é a participação do solista Joilton Ferreira Freire, violinista da Orquestra Sinfônica Jovem, que vai solar o Romance para Violino e Orquestra, de Camille Saint-Saens. Um dos objetivos da Orquestra Jovem é exatamente promover os solistas da própria orquestra, que é onde se aprende a tocar e a solar também”.

O outro destaque citado por Durier é a música de Samuel Colleridge-Taylor, The Bamboula. “É uma dança rapsódica, uma música muito virtuosa e que requer da Orquestra Sinfônica Jovem muita concentração e muito empenho. É a primeira vez que essa música é apresentada na Paraíba, e eu creio que até no Nordeste, porque é preciso ter muita ousadia e coragem para preparar um repertório do nível que a orquestra jovem trouxe para esse concerto do dia seis de outubro”, finalizou.

O solista

Natural de Campina Grande (PB), Joilton Freire começou os estudos musicais de violino aos seis anos de idade, na Igreja Congregação Cristã no Brasil (CCB), com o professor Nilton Angelino. Aos 13 anos, ingressou no Curso de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a orientação da professora Angela Perazzo.

Em 2020, passou a ter aulas com o professor Geraldo Marinho Jr no Curso de Extensão da UFCG. Atualmente, Joilton Freire é professor de Violino da CCB, membro da Orquestra de Cordas e da Camerata da UFCG, e também Spalla da Orquestra do Teatro Severino Cabral em Campina Grande, para uma série de concertos.

Neste ano, foi aprovado para os Primeiros Violinos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e obteve classificação para solista da Temporada 2022.

Serviço

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba  |  6/10  |  20h30  |  Sala de Concertos Maestro José Siqueira  |  Espaço Cultural  |  Gratuito (entregue na bilheteria a partir das 19h)

Solista: Joilton Ferreira Freire (violino)

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier (Texto da assessoria da Orquestra)