Sinfônica Jovem fará estreia mundial de peça paraibana

Sinfônica Jovem fará estreia mundial de peça paraibana

Música - 25, outubro, 2017

 

Composições de Jean Sibelius, Edvard Grieg e Marcelo Vilor integram o programa do 6º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica Jovem na Paraíba nesta quinta-feira (26), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

A regência será do maestro pernambucano Nilson Galvão, atual diretor artístico musical do projeto social Orquestra Criança Cidadã, de Recife, e integrante do Quinteto da Paraíba.

O solista será o também pernambucano Emanoel de Barros, atual trompetista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, Bigband Rubacão Jazz e do Sexteto Tabajara de Metais e Percussão.

Um dos destaques dessa apresentação da OSJPB será a estreia mundial de uma música de Marcelo Vilor, um dos mais destacados músicos paraibanos, nascido em João Pessoa, que tem atuado como saxofonista, compositor e arranjador desde os anos 1980.

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba / Foto: Thercles Silva – divulgação Secom-PB

Programa

  • ‘Varsang, Op. 16 (Canção da Primavera)’, do finlandês Jean Sibelius (1865-1957)
  • ‘Danças Norueguesas, Op. 35 (allegro moderato, allegro tranquilo e grazioso, allegro moderato ala marcia e allegro molto)’, do norueguês Edvard Grieg (1843-1907)
  • ‘Suíte para Trompete e Orquestra’, de Marcelo Vilor (1965), que será executada pela primeira vez e terá o trompetista Emanoel Barros como solista. A suíte é dividida em Introdução, Valsa, O Arrebol, O Cego Cantando na Feira, Coco de Roda, Baião Urbano e Marcha Rancho.

Estreia

Essa será a primeira vez que o maestro Nilson Galvão vai reger uma orquestra da Paraíba: “A expectativa é ótima, é uma oportunidade excelente. A gente que trilha essa carreira de regência fica sempre muito agradecido por ser convidado para reger uma outra orquestra, de outro estado”.

Origens

Nilson Galvão é natural de Recife/PE. Filho de músicos, aos seis anos iniciou sua educação musical. Em 1988 iniciou os estudos de música no Conservatório Pernambucano de Música e também de violoncelo. Em 1997 ingressou no curso de bacharelado em música da UFPB. É bacharel e mestre em violoncelo pela universidade de Campbellsville-EUA.

O trompetista Emanoel Barros nasceu em Condado/PE. Iniciou seus estudos com seu pai Fernando Lima, por volta dos 5 anos de idade. Mais tarde ingressou na Filarmônica 28 de Junho e estudou trompete no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife até ingressar no curso de Licenciatura em Música da UFPB.

Próximos concertos

Neste ano, a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba fará mais dois concertos: nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. Já a Orquestra Sinfônica da Paraíba terá apresentações nos dias 16 e 30 de novembro, no mesmo local, e no dia 19 de dezembro fará o Concerto de Natal no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

26/10 – 20h30 | Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Espaço Cultural | Tambauzinho | João Pessoa-PB | Entrada gratuita

(Da Redação, com Secom-PB)