Sinfônica Jovem faz ‘noite de samba” no domingo

Sinfônica Jovem faz ‘noite de samba” no domingo

Música - 29, novembro, 2018

 

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba fará um concerto especial neste domingo (2) para celebrar o Dia Nacional do Samba. A apresentação abre mão do repertório erudito para prestar homenagem ao ritmo que é patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier, o concerto terá participações especiais de Potyzinho Lucena, Polyana Resende, Kojak do Banjo, Salete Marrom e Mirandinha.

No programa constam as músicas mais representativas do samba, de autoria de compositores brasileiros como Ary Barroso, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa e Noel Rosa, e paraibanos, a exemplo de Potyzinho Lucena e Jonathas Falcão.

“Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso com arranjo do Maestro Duda, vai abrir a noite especial, seguida pela execução de “Salve o Negro, Salve o Samba”, de Mirandinha (arranjo de Emanoel de Barros); “O Surdo”, de Antônio José, Chico Silva e Paulinho Rezende (arranjo de Rogério Borges); “Um Samba a Dois”, composição e arranjo de Potyzinho Lucena; “Meu Ébano”, de Neneo (arranjo de Rogério Borges), e “Série Brasileira – Batuque”, de Alberto Nepomuceno.

O concerto continua com a execução de “Caymmi: Mulheres (Marina, Dora, Rosa Morena)”, de Wellington das Mercês; “O Sol e o Temporal”, de Kojak do Banjo e Potyzinho Lucena (arranjo de Emanoel Barros); “Garoto Maroto”, de José Franco Lattari e Marcos Paiva (arranjo de Rogério Borges); “Gostoso Veneno”, de Wilson Moreira e Nei Lopes (arranjo, Rogério Borges); e “Vaitimbora”, de Jonathas Falcão (Seu Pereira), com arranjo de Potyzinho Lucena.

Encerrando, estarão “Só Sambas”, de Cyro Pereira, com as músicas Palpite Infeliz (Noel Rosa), Mulata Assanhada (Ataulfo Alves), O Bêbado e o Equilibrista (João Bosco), Foi um Rio que Passou em Minha Vida (Paulinho da Viola) e Trem das Onze (Adoniran Barbosa), e Não Deixe o Samba Morrer, composição de Edson Conceição e Aluízio Silva, com arranjo de Rogério Borges.

Solistas

Potyzinho Lucena – Natural de João Pessoa (PB), Poty Holanda de Lucena Junior tem 25 anos de carreira atuando como músico, arranjador, produtor e diretor musical em shows e gravações. Os últimos trabalhos publicados entre 2017 e 2018 foram o CD da cantora e compositora Polyana Resende, do cantor e compositor Mirandinha, do grupo Pura Raiz e do cantor e compositor Helton Souza. Em todos eles, Potyzinho Lucena assina a direção musical e os arranjos. Atualmente, está em estúdio finalizando o seu primeiro CD solo, com músicas instrumentais de sua autoria.

Kojak do Banjo – Nascido em João Pessoa (PB), teve seus primeiros contatos com a música muito cedo, tocando percussão com amigos nas rodas de samba do bairro Castelo Branco. Pouco tempo depois descobriu e se apaixonou pelo banjo e hoje acrescentou ao seu currículo o violão e o cavaquinho. Autodidata, logo se tornou conhecido por Kojak do Banjo. Acompanhou e abriu shows para vários artistas locais e de renome nacional, a exemplo de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Dudu Nobre, Martinho da Vila, Grupo Revelação entre outros, sendo atualmente uma referência do samba na Paraíba. Hoje, nesses tempos novos para o samba, Kojak do Samba lança o terceiro CD com músicas autorais.

Mirandinha – Nasceu em Flora Rica (SP), Mirandinha é filho de nordestinos e mora há 30 anos em João Pessoa (PB). Cantor e compositor, tem como principal instrumento o banjo, que sempre está presente em suas rodas de samba. Seu recente trabalho é o CD intitulado “Salve o Negro, Salve o Samba”.

Polyana Resende – Pernambucana radicada na Paraíba, é aluna da licenciatura em Música pela UFPB. Tem 13 anos de carreira e em 2015 lançou seu primeiro single, “Vaitimbora”, que faz parte do seu primeiro álbum, “Samba Teimoso”, lançado em 2017. É a primeira mulher a integrar a ala de compositores de uma escola de samba de João Pessoa e no ano passado foi campeã com o samba enredo “A Fé dos Deuses no Brasil”. Polyana Resende foi intérprete finalista com a música “Um Samba a Dois”, no Festival de Música da Paraíba realizado este ano.

Salete Marrom – Cantora nascida na cidade de Pombal (PB). Filha de músico, começou a cantar com sete anos de idade. Salete Marrom trabalhou em várias bandas e tem como referência as cantoras Alcione e Clara Nunes.

Próximos concertos

O concerto de encerramento da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica da Paraíba será no próximo dia 6 de dezembro (quinta-feira), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Já a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba fará o Concerto de Natal no dia 12 de dezembro (quarta-feira), no Adro da Igreja de São Francisco, no Centro de João Pessoa, com a participação do Coro Sinfônico da Paraíba.

Serviço:

Concerto em Homenagem ao Samba – Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

2/12  |  19h  |  Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Espaço Cultural  |  João Pessoa-PB  |  Gratuito

(Da Redação, com Secom-PB)