Sinfônica Jovem tocará trilha de ‘Os Dez Mandamentos’

Sinfônica Jovem tocará trilha de ‘Os Dez Mandamentos’

Música - 27, abril, 2022

A trilha sonora do filme ‘Os Dez Mandamentos’ integra o menu musical que será oferecido nesta quinta-feira à noite (28) pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Este será o segundo concerto da temporada e terá também a abertura de óperas e música para crianças.

A entrada para o concerto é gratuita, mas as pessoas interessadas precisam retirar o ingresso na bilheteria, a partir das 19h, e apresentar, na entrada, a carteira de vacinação de Covid-19, com o esquema vacinal completo.

O limite do público será de acordo com o número de cadeiras da Sala de Concertos, atendendo decreto publicado no dia 7 deste mês no Diário Oficial do Estado, que permite a realização de eventos culturais com 100% da capacidade do local.

Programa

O concerto começa com “Abertura de Os Dez Mandamentos”, de autoria do compositor americano Elmer Bernstein, conhecido por compor importantes trilhas sonoras para filmes e produções de televisão.

Em seguida, o clarinetista Talles Ian Cipriano sobe ao palco para participar, como solista, da execução de “Variações para Clarinete e Pequena Orquestra”, do compositor italiano Gioachino Rossini. Na sequência, os músicos da Orquestra Jovem vão executar uma música para ballet, que é a “Suite Rameau”, composta pelo austríaco Felix Mottl.

Após o intervalo, o público ouvirá mais quatro músicas: a abertura da ópera “O Mikado”, do inglês Arthur Sullivan; “Marcha Fúnebre para uma Marionete”, de autoria do francês Charles Gounod; “Mephisto – Poema Sinfônico”, do compositor belga Willy Ostijn, e, encerrando, “Álbum para meus amigos pequeninos, Op. 14 (Farandole, Vigília do Anjo da Guarda, Pequena Gaivota, Canção de Outrora e Marcha dos Soldados de Brinquedo)”, obra do francês Gabriel Pierné.

Talles Ian: solo no clarinete

“No repertório da sinfônica jovem, a gente sempre coloca músicas que sejam muito agradáveis e significativas”, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “Dessa vez, nós vamos ter música de cinema, uma trilha sonora, de 1956, uma suíte de danças de ópera, abertura de ópera, música cheia de humor, que é uma marcha fúnebre para uma marionete, e uma orquestração de uma música para crianças, do compositor Pierné. O destaque do programa é sempre o repertório, porque é a música que é a protagonista do concerto, nós somos apenas os intérpretes”, ressaltou.

“Vamos ter também o primeiro concerto da temporada com um solista da sinfônica jovem, que realiza suas apresentações com os solistas extraídos da própria orquestra, através de uma audição, onde eles se inscrevem e uma banca examinadora escolhe os seis para a temporada, Nesse concerto nós vamos ter o clarinetista Talles Ian Cipriano, que faz a sua estreia na sinfônica jovem como solista”, finalizou o maestro.

Talles disse sentir prazer imenso em compor o quadro de solistas da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. “É sempre uma honra para o músico, além de trabalhar na orquestra, ter seu momento de maior destaque, de realmente apresentar todas as possibilidades que o seu instrumento pode desenvolver em uma música. Para a gente, enquanto músico, sempre é uma satisfação quando a gente tem essa oportunidade de destaque”, afirmou o clarinetista.

O solista

Talles Ian Cipriano é natural de Picuí (PB) e iniciou sua trajetória musical em banda de música no ano de 2008. É Bacharel em Música com habilitação em clarinete, pela UFPB, na classe do professor mestre José de Arimatéia Veríssimo (Teinha).

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier nasceu em João Pessoa. É o regente titular da Orquestra Jovem há 25 anos e, em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.

Serviço

2º Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

28/4  |  20h30   |  Sala de Concertos Maestro José Siqueira  |  Gratuito

(Da Redação, com informações da SecomPB + Fotos: Diego Nóbrega / Divulgação)