Sinfônicas inscrevem profissionais e estudantes

Sinfônicas inscrevem profissionais e estudantes

Música - 22, fevereiro, 2019

 

Noventa e duas vagas estão sendo oferecidas pelas Orquestras Sinfônica e Sinfônica Jovem da Paraíba para músicos profissionais e para jovens bolsistas. Serão quatro dias de inscrições online, a partir desta segunda-feira (25).

A convocação, publicada na edição de 1º de fevereiro do Diário Oficial do Estado, vai selecionar músicos e estudantes na condição de músicos bolsistas, por causa da vacância de cargos nos dois grupos.

Os novos integrantes vão atuar no período de abril a dezembro deste ano. Essas vagas (22 para profissionais e 70 para estudantes) são para quem toca violino, viola, violoncelo, oboé, corne inglês, percussão e piano.

O acesso aos editais, ficha de inscrição e peças de confronto é feito pelo link: inscrição.

As inscrições serão realizadas através do encaminhamento da ficha preenchida mais a documentação necessária do candidato (descrita no item 3.4 do edital)para o e-mail ospb.gov@gmail, noperíodo de 25 de fevereiro até às 17h do dia 28 do mesmo mês.

Será permitido ao candidato inscrever-se em ambos os processos seletivos, OSPB e OSJPB, porém, uma vez aprovado, será vedado o acúmulo de bolsas, ficando a critério do selecionado a opção escolhida. O candidato deve manifestar formalmente sua intenção até dia 18 de março, junto à administração da OSPB, através de e-mail.

Orquestra profissional

Podem se inscrever, músicos ou estudantes de música em nível superior de graduação (bacharelado ou licenciatura), pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). As audições acontecerão no dia 11 de março, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira ou no Auditório dos Coros na administração da OSPB, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com os horários agendados de acordo com os instrumentos: 9h, violinos; 14h, viola e violoncelos; 18h, oboé, piano e percussão.

A lista dos candidatos aptos a participarem da audição de músicos instrumentistas será disponibilizada no mural da administração da OSPB, localizada na rampa 4 da Funesc, no dia 7 de março.

O processo de seleção se dará em etapa única, que compreende a execução da peça de confronto disponibilizada pela OSPB e uma peça de livre escolha do candidato. A banca examinadora poderá ser composta pelo diretor artístico da OSPB, maestro da OSPB,spalla da OSPB,músicos do quadro efetivo da OSPB, professores universitários da área de cordas, professores universitários da área das madeiras, professores universitários da área de metais, professores universitários da área de percussão e professores universitários de piano para avaliar por sessão da orquestra. Esses poderão ser convidados do Conselho Artístico da OSPB, ou professores de Instituições de Ensino de Música reconhecidas.

A previsão para divulgação de resultados homologados é a partir do dia 29 de março, através de Diário Oficial do Estado da Paraíba. A contratação será por prazo determinado, finalizando em 30 de dezembro, podendo ser rescindida a qualquer tempo, por ambas as partes. Os músicos classificados receberãoremuneração mensal no valor de R$ 2.200.

Orquestra Jovem

Anualmente, as 70 bolsas da OSJPB são disponibilizadas para novos alunos por meio de seleção pública. O valor mensal da bolsa é de R$ 700. Estão habilitados a participar da convocatória os estudantes de música de todo o Estado da Paraíba e demais estados brasileiros, com idade entre 14 e 30 anos.  As vagas são para os instrumentos violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba e percussão.

A lista dos candidatos aptos a participarem da audição de músicos instrumentistas será disponibilizada no mural da administração da OSPB, no dia 8 de março.

As audições acontecerão no período de 12 a 14 de março, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira ou Auditório de Coros da administração da OSPB, no espaço Cultural, com os horários agendados de acordo com os instrumentos. Dia 12, às 9h, metais; às 14h, madeira. Dia 13, às 9h, percussão; às 14h, viola e contrabaixo. Dia 14, às 9h, violoncelo; às 14h e 18h, violino.

(Da Redação com Secom-PB)