Sonoridade nordestina abre quinto concerto da Sinfônica da Paraíba

Sonoridade nordestina abre quinto concerto da Sinfônica da Paraíba

Música - 17, maio, 2017

 

A sonoridade regional vai abrir o quinto concerto da temporada da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que será regida, nesta quinta-feira (18) pelo maestro paulista Marcos Arakaki e terá como solista o clarinetista argentino Carlos Rieiro.

Ambos já passaram pela OSPB: Arakaki como regente titular entre 2007 e 2010, e Rieiro como músico e diretor executivo.

Maestro Marcos Arakaki | Foto: Rafael Motta

A música da noite:

1 – O programa a ser apresentado se inicia com a execução de ‘Três Peças Nordestinas – Reino de Pedra, Aboio e Galope’, do compositor, arranjador, pianista e regente pernambucano Clóvis Pereira (1932), autor de frevos, caboclinhos e maracatus, além de obras para coro e orquestra e de peças para orquestra sinfônica.

A relação de Clóvis Pereira com a Paraíba inclui a atuação como professor da UFPB e regente do Coral Universitário da Paraíba, grupo com o qual representou o Brasil no Fourth International Choir Festival, em 1974, nos Estados Unidos.

2 – Concerto de Aleh Ferreira – O ‘Concerto para Clarineta e Orquestra, Op. 37’, do bandolinista, arranjador e compositor paulista Aleh Ferreira (1966), vem em seguida. Músico autodidata, Aleh Ferreira apresenta obras clássicas e também populares brasileiras.

O solista

Carlos Rieiro, que vai solar ao clarinete na segunda parte do concerto, foi professor da UFPB e integrante fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros. Como professor convidado, participou de inúmeros festivais, a exemplo de Campos de Jordão, Londrina, Gramado, Garanhuns, Curitiba, Belém do Pará, Fortaleza, Campina Grande e Pernambuco.

Clarinetista Carlos Rieiro

“É uma forte emoção tocar com a OSPB novamente. Essa orquestra foi durante 30 anos a minha segunda casa. Somado a que vou tocar uma obra do compositor paulista Aleh Ferreira, que me deu essa honra e estará presente na sala”, disse Rieiro.

3 – Sinfonia de Schumann

Depois do intervalo, a orquestra encerra o concerto com a execução da ‘Sinfonia n. 3 em Mi Bemol Maior, Op. 97’, de Robert Schumann (1810-1846), maior compositor do romantismo alemão. Em sua obra, é forte o lado noturno do romantismo e o pessimismo profundo.

O regente convidado

Marcos Arakaki tem dirigido importantes orquestras no Brasil, a exemplo da Orquestra Sinfônica Brasileira e das Orquestras de São Paulo, do Paraná, de Campinas, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Recife, além de filarmônicas e orquestras de câmara. Foi também professor visitante da Universidade Federal da Paraíba por dois anos, contribuindo para a consolidação da Orquestra Sinfônica da UFPB.

“Para mim é um grande prazer voltar para fazer esse concerto como convidado da OSPB. Tenho um vínculo afetivo muito grande com a orquestra. É um grupo bastante importante para o Estado e que tem uma longa e linda história. Sou muito grato ao maestro Durier pelo convite”, destaca Arakaki.

Serviço:

5º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba

18/5 – 20h30 | Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural | João Pessoa-PB

Ingresso: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

 

(Da Redação, com informações da Secom-PB)