‘Te dou um doce’: é Marinês ou Marleide?

‘Te dou um doce’: é Marinês ou Marleide?

Música - 18, junho, 2021

Uma nova versão da música ‘Te dou um doce’ chegou ao YouTube. Se compararmos os vocais, e não fosse pelo arranjo, ficaria complicado identificar qual a original. A nova formatação está em lançamento da banda pernambucana Canarinhos do Forró, cuja voz é de Marleide Moura, e a original é da eterna rainha do Forró e do Xaxado, a também pernambucana Marinês, que usa o título Marinês e sua Gente.

Respeitadas as diferenças de currículo e estrada, o que se vê na homenagem da Canarinhos do Forró é uma interpretação que nos leva direto à Marinês. De timbre extremamente parecido e condução muito aproximada à da Rainha, Marleide entrega um gostoso forró de quadrilha, animado, com doce no título da música e na voz.

O clipe que está no canal da banda é uma peça de elaboração simples, bem limpa e eficiente na qualidade de som. Imagem principal é de Marleide cantando, entrecortada por fotografias de Marinês no ápice da carreira.

Compositor, instrumentista e produtor cultural Vicente Júnior e a esposa, a vocalista Marleide Moura

Foi o maestro Marcos Farias, filho de Marinês, quem apadrinhou a Canarinhos de Forró para essa homenagem. Ele foi o responsável pelo novo arranjo e produção.

A edição de imagens foi de Sabrina Farias, esposa do maestro, e a gravação foi realizada no estúdio Ninho dos Gatos, do Rio de Janeiro. “Eu apenas coloquei a voz. São 14 anos de saudade da nossa rainha”, revela Marleide.

O batom vermelho e o jeito do cabelo escolhido para o clipe, colocaram Marleide próxima de Marinês também no visual. Esses links, sonoros e visuais, são extremamente agradáveis, sobretudo para quem teve a sorte de conviver com a Rainha durante seu reinado. Provocam uma lembrança forte.

Para os novos, fica, sonoramente, um forró arretado para dançar de par ou na tradicional quadrilha junina que surge naturalmente nas casas e nos sítios nessa época. Muito bacana.

‘Te dou um doce’, um dos sucessos de Marinês, está no álbum ‘Cantando com o Coração’, de 2003, e foi composta por Nando Cordel, outro grande nome da música regional.

Ouça aqui

Marleide e Marinês, a inspiração

Os Canarinhos

A banda surgiu com o nome Canarinhos do Forró em abril de 1982, quando Vicente Júnior assumiu a coordenação artística do grupo, antes formado por ele, seu pai e seus irmãos.

O grupo original, Trio Canarinho, nasceu na década de 70. Quando o pai faleceu, foi Vicente que liderou e renomeou a banda.

Em 2000, Marleide Moura, esposa de Vicente, juntou-se à banda e levou consigo o repertório estudado e ensaiado de Marinês, de quem foi buscar a inspiração.

São as vozes de Marleide e Vicente Junior que estão nos 15 CDs que formam a discografia da Banda, que chegou aos 39 anos de estrada no último mês de abril. Há também um DVD de show e um de arquivos que documentam essa história.

Canarinhos do Forró já realizou show em vários Estados, chegando até Rondônia. No período carnavalesco, o grupo adota o nome ‘Canarinhos Elétrico’, uma estratégia mercadológica que adotou desde 2010 para se inserir nesses festejos.

(José Carlos dos Anjos Wallach)