Thayrone, Shiko e Flora em ‘Galerias Urbanas’

Thayrone, Shiko e Flora em ‘Galerias Urbanas’

Eventos - 16, dezembro, 2019

 

O projeto Galerias Urbanas, concebido por três artistas paraibanos, permanece exposto nas cidades de Campina Grande, Patos e Sousa até o final deste mês. Os painéis, iniciativa do Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (CCBNB Sousa), medem 15 metros quadrados e homenageiam expoentes da música paraibana.

Ao todo, são nove obras em grafite de Thayroni Arruda, Shiko e Flora Santos, criadas em referência a Jackson do Pandeiro, Sivuca, Kátia de França, Zabé da Loca, Elba Ramalho e Zé Ramalho. Expostas nas agências do Banco do Nordeste, são executados em lonas de caminhão e instaladas em armações de ferro, no formato de molduras.

O primeiro grande painel de grafite do projeto, que objetiva aproximar a população do interior paraibano ao universo da arte urbana, homenageia o músico Jackson do Pandeiro e foi executado no próprio prédio do CCBNB Sousa.

“O grafite é tanto representação da sociedade quanto forma artística gestada nas contradições desta mesma sociedade. Neste sentido, tem passado por transformações, deslocando-se dos lugares tradicionais e passando a ser apresentado em galerias, museus, além de ter sido incorporado à linguagem publicitária, tornado produto e até desmaterializado nas interações com a arte virtual ou a cibercultura”, destaca o artista Thayroni Arruda.

(Da assessoria do BNB)